EnsinoNoticias

Intercâmbio em Moçambique: Inscrições Prorrogadas pelo Programa Caminhos Amefricanos

O programa “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul”, uma iniciativa da CAPES e do Ministério da Igualdade Racial (MIR), prorrogou o prazo de inscrições até 19 de janeiro de 2024. O programa oferece a oportunidade de intercâmbio de 15 dias na Universidade Pedagógica de Maputo (UP – Maputo), em Moçambique, para até 50 estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos. Os candidatos devem estar matriculados a partir do 5° semestre em cursos de licenciatura em instituições de ensino superior públicas e vinculados a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ou grupos correlatos há pelo menos dois semestres.

As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), com a divulgação dos selecionados prevista para maio e início das atividades em agosto de 2024. Cada estudante selecionado receberá um auxílio financeiro que inclui diárias, passagens aéreas, seguro-saúde, auxílio para emissão de passaporte e visto de entrada em Moçambique.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Antes do intercâmbio, os alunos participarão de um curso on-line de 40 horas sobre História e Cultura Afro-brasileira e Moçambicana. Após a experiência, deverão elaborar um relatório das atividades na UP – Maputo e apresentar um artigo, evento acadêmico ou relato da experiência. O programa visa estimular a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas para o combate ao racismo e para a educação das relações étnico-raciais, fortalecendo a formação inicial e continuada de educadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *