Ensino

PISM: Vestibular Seriado da UFJF

O Programa de Ingresso Seletivo Misto – PISM, instituído através da Resolução nº 18/99 do Conselho Setorial de Graduação – CONGRAD, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em sua reunião ordinária do dia 16 de junho de 1999, é uma das formas de ingresso aos cursos de graduação dessa universidade.

O PISM é um programa de avaliação seriada, realizado anualmente, em módulos consecutivos de avaliação, gradual e cumulativa, sendo que a participação dos candidatos se dá em 3 (três) módulos, um ao final de cada série do Ensino Médio, caracterizando-se um triênio, a saber: 1º ano (ao final da 1ª série) = módulo I 2º ano (ao final da 2ª série) = módulo II 3º ano (ao final da 3ª série) = módulo III.

O PISM, sendo uma nova forma de ingresso ao ensino superior, tem o propósito de buscar a: – interação entre os ensinos médio e superior; – avaliação gradual, sistemática e seriada dos alunos de Ensino Médio, candidatos ao ensino superior; – valorização do trabalho dos professores do Ensino Médio e do processo de aprendizagem dos alunos; – indicação de uma proposta que se pauta na busca de um ensino reflexivo, crítico e dinâmico.

Publicidade

A inscrição no Concurso Vestibular exclui, automaticamente, a participação do candidato no Módulo III do PISM, sendo 30% (trinta por cento) das vagas de cada curso disputadas pelos candidatos ao Programa de Ingresso Seletivo Misto – PISM (triênio 2005-2007) e os 70% (setenta por cento) restantes das vagas de cada curso serão disputadas pelos candidatos ao Concurso Vestibular 2008.

As provas da 3ª etapa são diferentes das provas do Vestibular, de tal modo que os candidatos devem optar no 3º ano pelo PISM ou pelo Vestibular. As provas podem ser acessadas diretamente no site do PISM/UFJF.

Publicidade

Confira o Edital do PISM 2023 – UFJF.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *