Fies

Começa a complementação das inscrições do Fies 2024/1

A fase de complementação das inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 2024/1 já teve início. Candidatos pré-selecionados neste processo seletivo têm até o dia 26 de março para atualizar suas informações através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Esta etapa é crucial para confirmar a participação no programa e avançar no processo de obtenção do financiamento estudantil.

Após completar a complementação de dados, os candidatos devem proceder com a validação das informações no prazo de até cinco dias úteis, realizando este passo diretamente na instituição de ensino superior pela qual foram pré-selecionados. Este processo assegura a manutenção da transparência e a eficiência na alocação das vagas disponíveis.

Para o primeiro semestre de 2024, o FIES disponibilizou mais de 67 mil vagas em cerca de 1.260 instituições privadas de educação superior. Uma novidade deste ano é a reserva de 50% das vagas para o Fies Social, destinado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), possibilitando o financiamento de até 100% dos custos educacionais para esse grupo.

Publicidade

Candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única automaticamente integram a lista de espera, com a possibilidade de preenchimento das vagas que não forem ocupadas. A seleção dos candidatos da lista de espera será realizada de 28 de março a 30 de abril, seguindo os critérios estabelecidos no Edital nº 10/2024.

O FIES Social é uma iniciativa do MEC para retomar o papel social do financiamento estudantil, destinando-se especialmente a estudantes de baixa renda e visando promover uma transformação social por meio do acesso ao ensino superior.

Publicidade

Este ano, o FIES apresenta mudanças significativas, com 50% das vagas sendo destinadas ao Fies Social, focando em candidatos de baixa renda. Esse movimento reafirma o compromisso do programa em promover educação acessível e de qualidade.

Desde sua criação pela Lei nº 10.260, de 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil tem sido um instrumento vital para estudantes que buscam financiar sua educação em cursos de graduação em instituições privadas. A continuidade deste programa reafirma o compromisso com a educação de qualidade e acessível a todos os segmentos da sociedade.

Cronograma do Fies 2024/1

  • Início da complementação das inscrições: 22 de março
  • Término da complementação das inscrições: 26 de março
  • Período para validação das informações: Até cinco dias úteis após a complementação
  • Lista de espera: 28 de março a 30 de abril

Mais informações podem ser obtidas no edital da primeira edição do Fies 2024.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *