Fies 2019 está com inscrições abertas
Os estudantes interessados em financiar cursos em universidades particulares podem se inscrever a partir de hoje (07) na primeira edição de 2019 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O prazo encerra-se no dia 14 de fevereiro. O prazo foi alterado após prorrogação do cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019.
Para participar do Fies 2019 e P-Fies, os candidatos precisam ter feito as provas do Enem a partir de 2010 e ter obtido média de 450 pontos nas provas, além de nota superior a zero na redação. No momento da inscrição no Fies, o candidato pode escolher até três opções de cursos, indicando ordem de preferência.
Cronograma do Fies 2019
De acordo com o cronograma publicado no edital do Fies 2019, a previsão é que a lista de aprovados seja liberada no dia 25 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição de 26 a 7 de março. Haverá a divulgação de uma única chamada.
Aqueles candidatos que não forem selecionados na chamada única poderão efetuar suas inscrições na lista de espera do Fies 2019 no período de 27 de fevereiro a 10 de abril. Somente será disponibilizada lista para o Fies.
Vagas no Fies 2019
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a oferta será de 100 mil vagas na primeira edição de 2019 do Fies. As oportunidades que sobrarem serão disponibilizadas no segundo semestre. Em 2018, também foram ofertadas 100 mil vagas, sendo 80 mil no primeiro semestre.
Há duas modalidades de financiamento no Fies 2019:
Fies
- Estudantes devem comprovar renda per capita de até 3 salários mínimos, ou seja, R$ 2.994
- Financiamento não tem juros
P-Fies
- Candidatos com renda de até 5 salários mínimos, ou seja, R$ 4.990
- Condições de financiamento são estabelecidas de acordo com o agente financeiro
Prioridade de financiamentos
Os financiamentos serão concedidos prioritariamente para esses candidatos, nessa ordem:
I – candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
II – candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
III – candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
IV – candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.