Fies

FIES 2024: inscrições terminam amanhã (15)

Interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o primeiro semestre de 2024 já podem realizar suas inscrições.

O prazo teve início nesta terça-feira, 12 de março, e se estende até o dia 15 do mesmo mês, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A inscrição é gratuita e aberta a todos os interessados dentro do período mencionado.

Para este semestre, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um total de 112.168 vagas para o financiamento de cursos superiores. Deste total, 67.301 vagas são destinadas ao processo seletivo do primeiro semestre.

Publicidade

Importante ressaltar que, nesta edição, ao menos 50% das vagas são reservadas para o FIES Social, programa voltado para candidatos com renda familiar de até meio salário mínimo per capita e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses beneficiários poderão financiar até 100% dos encargos educacionais.

O FIES Social tem suas regras e regulamentos definidos pelo MEC, que publicou uma portaria específica para o programa. Os candidatos serão identificados automaticamente pelo sistema Fies Seleção, que utiliza os dados fornecidos ao MEC pelo CadÚnico, considerando a situação do cadastro até a data de referência de 10 de fevereiro de 2024.

Publicidade

Os critérios para participação no processo seletivo do FIES incluem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o FIES 2024/1; ter alcançado média aritmética nas cinco provas do ENEM igual ou superior a 450 pontos e nota na redação maior que zero; não ter realizado o ENEM na condição de treineiro; e possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

A inscrição exige que o candidato tenha um cadastro no Login Único do Governo Federal e crie uma conta no gov.br. Com o cadastro pronto, é necessário fazer login usando o CPF e a senha. Durante a inscrição, informações como CPF, e-mail válido, nomes dos membros da família, números de CPF para aqueles com 14 anos ou mais, datas de nascimento, e renda bruta mensal devem ser fornecidas.

Além disso, os candidatos devem selecionar até três opções de curso, turno e local de oferta de instituição de educação superior, indicando a ordem de prioridade. É possível alterar as opções de curso ou cancelar a inscrição durante o período de inscrição, sendo a classificação final baseada na última alteração confirmada no sistema.

Cronograma completo do FIES 2024

  • Inscrições: 12 a 15 de março de 2024;
  • Resultado da chamada única: 21 de março de 2024;
  • Período para complementar a inscrição: 22 a 26 de março de 2024;
  • Convocação da lista de espera pelas universidades: 28 de março a 30 de abril de 2024.

O FIES Social, a partir de 2024, destaca-se pelo objetivo do Ministério da Educação em retomar o caráter social do financiamento estudantil, destinado a estudantes de baixa renda, facilitando assim o acesso ao ensino superior. O FIES, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, continua a oferecer financiamento para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior, com base em critérios de avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *