Fies

Inscrições do FIES 2024 terminam nesta sexta-feira (15)

As inscrições para o FIES 2024, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) destinada a financiar o ensino superior para estudantes de baixa renda, estão se encerrando nesta sexta-feira, dia 15 de março. O Fundo de Financiamento Estudantil é uma oportunidade para quem busca suporte financeiro para cursar a graduação em instituições privadas.

O programa se destaca por oferecer taxas de juros e encargos financeiros abaixo do mercado, permitindo aos beneficiados iniciar o pagamento das mensalidades financiadas somente após a conclusão do curso. A edição de 2024 do FIES traz inovações importantes, como a reserva de 50% de suas vagas para alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. A portaria do FIES Social 2024 já foi publicada.

Para estar apto a se inscrever no FIES, é necessário ter participado do Enem a partir da edição de 2010, atingindo pelo menos 450 pontos na média das provas e mais de zero na redação. Além disso, o candidato não deve possuir diploma de nível superior e deve comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Publicidade

A seleção para o FIES se baseia primordialmente no desempenho do candidato no Enem, sendo a nota da redação o primeiro critério de desempate. A inscrição permite escolher até três opções de curso, levando em consideração o perfil e as preferências do estudante.

Após a divulgação dos resultados, os selecionados deverão complementar suas informações e, posteriormente, validar o financiamento junto às entidades competentes. Este processo inclui a assinatura do contrato de financiamento, que detalha as condições de pagamento e outros encargos relevantes.

Publicidade

Os estudantes beneficiados pelo FIES devem estar atentos ao aditamento semestral do contrato e às possibilidades de transferência de curso, limitadas pelo desempenho no Enem. O pagamento do financiamento inicia-se após a conclusão do curso, com valores ajustados à renda familiar do estudante.

O FIES 2024 disponibiliza um total de 112.168 vagas, enfatizando cursos nas áreas de Saúde, Engenharia, Computação, Licenciaturas, Pedagogia, e Normal Superior, visando atender às regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), especialmente no Norte e Nordeste do país.

A qualificação das instituições de ensino, medida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), também influencia a distribuição das vagas, com instituições melhor avaliadas recebendo uma maior cota.

Os contratos de financiamento firmados até o segundo semestre de 2017, com dívidas mínimas de R$ 10 mil, serão sujeitos a cobrança judicial após 360 dias de inadimplência na fase de amortização. A cobrança administrativa se aplica apenas a débitos inferiores a esse valor.

Cronograma FIES 2024:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • Inscrições: 12 a 15 de março
  • Resultado da classificação e da pré-seleção: 21 de março
  • Complementação de informações: 22 a 26 de março
  • Pré-seleção da lista de espera: 28 de março a 30 de abril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *