FiesNoticias

MEC prorroga prazo para formalizar o Fies 2020/1

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para que estudantes possam formalizar o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2020. O novo prazo é 31 de julho para que estudantes possam procurar os agentes financeiros e acertar os detalhes do financiamento.

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de junho, os agentes financeiros deverão acatar os Documentos de Regularidade de Inscrição (DRI) que estejam com prazo vencido até esta segunda. O motivo é a emergência de saúde provocada pela pandemia do coronavírus.

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Publicidade

No primeiro semestre, foram ofertados 70 mil contratos a juro zero, no segundo semestre de 2020, 30 mil novos contratos serão oferecidos.

Suspensão do pagamento do Fies

Um projeto que pretende suspender o pagamento das mensalidades do Fies até o fim deste ano está tramitando na Câmara. Pela proposta, poderão ser beneficiados os estudantes adimplentes (com as parcelas em dia) ou com parcelas atrasadas em, no máximo, 180 dias.

Publicidade

No último 18 de junho, os deputados aprovaram o texto-base do projeto, mas a votação ainda não foi concluída – falta analisar os destaques, isto é, propostas que visam modificar a redação.

O texto já havia passado pela Câmara, foi modificado pelo Senado e precisou ser analisado novamente pelos deputados.

Depois de concluída a votação, a proposta seguirá para o presidente Jair Bolsonaro sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetá-lo.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *