Fies

Renegociação do Fies: Aproveite o Desenrola Fies até 30 de maio

O programa de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), conhecido como Desenrola Fies, está com seu prazo final marcado para 30 de maio do corrente ano.

Iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Desenrola Fies propõe até 99% de desconto para estudantes que buscam regularizar suas dívidas acumuladas até 30 de junho de 2023, em contratos firmados até o ano de 2017.

O programa já facilitou a renegociação de mais de R$ 10 bilhões em débitos estudantis, com um retorno significativo de R$ 426,908 milhões aos cofres públicos, proveniente das entradas pagas até o momento.

Publicidade

Com a possibilidade de descontos consideráveis tanto no valor principal da dívida quanto nos juros acumulados, a renegociação é uma oportunidade única para os inadimplentes se regularizarem.

Como solicitar a renegociação de dívidas do Fies?

As solicitações podem ser feitas diretamente com a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, de maneira virtual, através dos respectivos aplicativos bancários.

Publicidade

De acordo com o FNDE, aproximadamente 1,2 milhão de estudantes atendem aos critérios estabelecidos para a renegociação, conforme a Lei nº 4172/2023, sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os benefícios variam de acordo com a situação específica de cada contrato, indo desde descontos a 100% dos encargos para pagamentos à vista até parcelamentos vantajosos para quem está inscrito no CadÚnico ou foi beneficiário do Auxílio Emergencial 2021.

Critérios para a renegociação de dívidas do Fies

Entenda os parâmetros estabelecidos para a renegociação de dívidas do Fies, aplicáveis a diferentes situações de inadimplência e adimplência, válidos a partir de 30 de junho de 2023.

  • Contratos com atraso superior a 90 dias:
    • Opção de quitação imediata com eliminação de 100% dos juros e multas e redução de 12% no montante principal; ou
    • Opção de parcelamento em até 150 vezes, com anulação de 100% dos encargos, preservando as condições originais do contrato.
  • Contratos inadimplentes há mais de 360 dias, vinculados ao CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:
    • Desconto de 92% no valor total para liquidação em até 15 parcelas mensais.
  • Contratos com mais de 360 dias de atraso, beneficiários do CadÚnico ou Auxílio Emergencial 2021, com a última prestação vencida há mais de 5 anos:
    • Desconto de 99% no total devido para pagamento em até 15 meses.
  • Contratos com mais de 360 dias de inadimplência, fora das condições anteriores:
    • Desconto de 77% no valor integral da dívida, para quitação em até 15 parcelas mensais.
  • Contratos adimplentes no momento da renegociação:
    • Benefício de 12% de desconto no total devido, para pagamento à vista do saldo.

 Como Acessar os Serviços do Desenrola Fies?

Para mais informações ou para iniciar o processo de renegociação, os interessados podem acessar o portal Fale Conosco do MEC e do FNDE, utilizar o aplicativo da Caixa Econômica Federal; entrar em contato via WhatsApp ou ligar para as centrais de atendimento específicas de cada agente financeiro envolvido, incluindo o Banco do Brasil.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *