Geografia

Questões do Enem sobre a Política Econômica do Brasil

01) (Enem PPL 2019) Embora os centros de decisão permaneçam fortemente centralizados nas cidades mundiais, as atividades produtivas podem ser desconcentradas, desde que haja conexões fáceis entre as unidades produtivas e os centros de gestão e exista a disponibilidade de trabalho qualificado e uma base técnica adequada às operações industriais.

EGLER, C. A. G. Questão regional e a gestão do território no Brasil. In: CASTRO, I. E.; CORRÊA, R. L.; GOMES, P. C. C. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

A mudança nas atividades produtivas a que o texto faz referência é motivada pelo seguinte fator:

Publicidade

a) Definição volátil das taxas aduaneiras e cambiais.
b) Prestação regulada de serviços bancários e financeiros.
c) Controle estrito do planejamento familiar e fluxo populacional.
d) Renovação constante das normas jurídicas e marcos contratuais.
e) Oferta suficiente de infraestruturas logísticas e serviços especializados.

02) (Enem PPL 2017) A tecelagem é numa sala com quatro janelas e 150 operários. O salário é por obra. No começo da fábrica, os tecelões ganhavam em média 170$000 réis mensais. Mais tarde não conseguiam ganhar mais do que 90$000; e pelo último rebaixamento, a média era de 75$000! E se a vida fosse barata! Mas as casas que a fábrica aluga, com dois quartos e cozinha, são a 20$000 réis por mês; as outras são de 25$ a 30$000 réis. Quanto aos gêneros de primeira necessidade, em regra custam mais do que em São Paulo.

Publicidade

CARONE, E. Movimento operário no Brasil. São Paulo: Difel, 1979.

Essas condições de trabalho, próprias de uma sociedade em processo de industrialização como a brasileira do início do século XX, indicam a

a) exploração burguesa.
b) organização dos sindicatos.
c) ausência de especialização.
d) industrialização acelerada.
e) alta de preços.

03) (Enem 2015) Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejadas. Os valores das casas despencaram em quase todos os EUA e muitas famílias acabaram devendo mais por suas casas do que o próprio valor do imóvel. Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias que diminuiu ainda mais os valores das casas. Em Cleveland, foi como se um “Katrina financeiro” atingisse a cidade. Casas abandonadas, com tábuas em janelas e portas, dominaram a paisagem nos bairros pobres, principalmente negros. Na Califórnia, também se enfileiraram casas abandonadas.

HARVEY, D. O enigma do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

Inicialmente restrita, a crise descrita no texto atingiu proporções globais, devido ao(à)

a) superprodução de bens de consumo.
b) colapso industrial de países asiáticos.
c) interdependência do sistema econômico.
d) isolamento político dos países desenvolvidos.
e) austeridade fiscal dos países em desenvolvimento.

Resolução das Questões do Enem sobre Políticas Econômicas do Brasil

01)  Nas últimas décadas, com a globalização da economia movida a modernização da logística de transportes (rodovias, portos, etc.), telecomunicações e informática, as unidades de produção das empresas nacionais e transnacionais apresentaram uma descentralização territorial. A desconcentração objetiva a exploração de vantagens competitivas como o menor custo com salários, impostos, além do acesso à infraestrutura, matérias primas e trabalhadores com qualificação adequada conforme a atividade. Um dos exemplos é a industrialização de algumas áreas de estados da região Nordeste do Brasil. Outro exemplo é a alocação de empresas em pequenas e médias cidades do interior dos estados.
Resp.: E

02) O texto refere-se às condições de trabalho de operários numa tecelagem nos primórdios da industrialização de São Paulo. Os trabalhadores foram submetidos a salários muito baixos o que eleva a lucratividade dos detentores dos meios de produção (burguesia) e traz como consequência vários problemas sociais, uma vez que a renda é insuficiente para moradia, educação, saúde e alimentação. Este quadro levou a um padrão de urbanização caracterizado pela precariedade das habitações e de acesso a serviços sociais, que caracteriza grande parte a evolução urbana paulista.
Resp.: A

03) A crise financeira mundial começou em 2008 nos Estados Unidos. O epicentro foi a acentuada inadimplência no setor imobiliário, mas também estava relacionada a fragilidades mais amplas, o excesso de crédito para estimular a economia, especulação financeira desmedida e desequilíbrio nas contas públicas (déficit e dívida pública elevada). Como o sistema financeiro está interligado, visto que um desaquecimento na economia dos EUA afeta o comércio e as finanças de outros países, logo a crise se propagou para a União Europeia e mais recentemente para os países emergentes como os BRICS.
Resp.: C

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *