História

Qual a capital do império Inca?

A busca pela compreensão da história do império Inca lidera a investigação sobre suas origens, expansão e mecanismos de administração. Central para essa investigação é a identificação de sua capital, que não foi apenas um centro administrativo, mas também cultural e religioso.

Cusco, conhecida como o “umbigo do mundo” pelos Incas, é reconhecida como a capital do império Inca. Esta cidade, situada no atual Peru, abrigava importantes templos, palácios e fortalezas, refletindo a complexidade e sofisticação do império. A escolha de Cusco como capital revela o profundo significado espiritual e estratégico que tinha para os Incas.

Além de ser um ponto central para a administração do vasto território Inca, que se estendia por partes do atual Peru, Equador, Bolívia, Chile, Argentina e Colômbia, Cusco era um importante local de peregrinação religiosa. O Templo do Sol, ou Coricancha, é um exemplo notável da significância espiritual dessa cidade.

Publicidade

Cabe destacar que a capacidade dos Incas para administrar um território tão extenso a partir de uma centralidade como Cusco evidencia não apenas sua habilidade organizacional, mas também o desenvolvimento de complexas vias de comunicação e sistemas de armazenamento, conhecidos como qullqas.

Em síntese, a capital do império Inca, Cusco, desempenhou um papel crucial não apenas no governo e administração do império, mas também na manutenção da sua cultura e religião. Este centro histórico continua a ser um ponto de grande interesse para a compreensão da civilização Inca e seu legado.

Publicidade

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *