História

Qual era a língua falada pelos incas?

A civilização Inca é conhecida por sua rica cultura e avançados conhecimentos em diversas áreas. Um aspecto essencial dessa civilização, que atrai a atenção de estudantes preparando-se para o ENEM e o vestibular, é a língua por eles falada. A língua predominante entre os Incas era o Quechua, também conhecida como Runasimi (“a língua das pessoas”).

O Quechua desempenhou um papel central na administração e na unificação do vasto Império Inca. Apesar da diversidade linguística presente em seu território, que abrangia partes do atual Peru, Bolívia, Equador, Argentina, Chile e Colômbia, o Quechua era a língua oficial e de comunicação.

Apesar da conquista espanhola ter imposto o espanhol como a língua dominante na América do Sul, o Quechua manteve-se vivo e é falado hoje por milhões de pessoas. Sua preservação é um testemunho da resistência e resiliência cultural dos povos andinos.

Publicidade

Entender o Quechua e sua relevância tanto histórica quanto contemporânea oferece insights valiosos sobre o patrimônio cultural dos Incas e sua influência persistente na sociedade Sul-americana. Para candidatos ao ENEM e vestibulares, conhecer este aspecto é essencial para uma compreensão ampla das civilizações pré-colombianas.

No contexto educacional atual, onde a compreensão da diversidade cultural e histórica assume um papel primordial nas avaliações de história e ciências humanas, a língua Quechua emerge como um campo de estudo fascinante e relevante para estudantes que aspiram a excelência no ENEM e em outros processos seletivos acadêmicos.

Publicidade

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *