História

Qual era a principal característica da sociedade inca

A sociedade inca era notavelmente caracterizada por sua complexa organização e estrutura. Este grupo indígena, estabelecido na região da América do Sul, especialmente no que hoje conhecemos como Peru, Bolívia, Equador e parte do Chile e da Argentina, desenvolveu um dos mais influentes e sistemas administrativos elaborados antes da chegada dos europeus ao continente.

A base da organização social inca era a ayllu, que era uma forma de comunidade ou grupo familiar extenso que trabalhava a terra de maneira coletiva. Essa estrutura promovia uma distribuição de terras e tarefas que garantia o sustento de todos os seus membros, evidenciando um aspecto marcante de cooperação e solidariedade.

Na economia, a principal característica era a ausência de comércio na forma como conhecemos hoje. Os incas praticavam o truque, além de se basearem em um sistema de tributos e distribuição de recursos que eram coletados pelo estado e redistribuídos conforme as necessidades das diferentes regiões do Tahuantinsuyo.

Publicidade

A religião também desempenhava um papel central, com a adoração ao Deus Sol – Inti – sendo uma das principais práticas. As cerimônias religiosas eram complexas e envolviam várias oferendas e rituais que buscavam assegurar a prosperidade e a proteção divina para o povo e seus governantes.

No campo da tecnologia e engenharia, os incas exibiam extraordinária habilidade. Eles construíram extensas redes de estradas e pontes que facilitavam a comunicação e o transporte através do vasto império. Sua capacidade de adaptação ao ambiente de montanha, através de técnicas como as terras agrícolas em terraços, demonstra um avançado conhecimento de engenharia agrícola e hidráulica.

Publicidade

Em resumo, a sociedade inca era caracterizada por uma rica e sofisticada organização social, política e econômica, bem como por significativos avanços tecnológicos e culturais. Sua habilidade em gerir recursos e territórios de forma eficiente, junto à sua profunda conexão religiosa e cultural, posiciona-os como um dos mais poderosos e intrigantes impérios da antiguidade pré-colombiana.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *