História

Quem foi Zoroastro?

Zoroastro, também conhecido como Zarathustra, foi um antigo profeta e fundador do Zoroastrismo, uma das primeiras religiões monoteístas do mundo.

Embora existam incertezas em torno das datas exatas de sua vida, os estudiosos geralmente situam Zoroastro entre 1500 e 1000 a.C., com alguns estudos sugerindo que ele poderia ter vivido ainda mais cedo, por volta de 1800 a.C. O contexto exato e a localização de sua vida também são debatidos, mas acredita-se que ele tenha vivido em algum lugar do nordeste do Irã ou na região da Ásia Central.

Ensinamentos e Filosofia

Zoroastro é creditado com a autoria dos Gathas, uma série de hinos que formam a parte central do Avesta, os textos sagrados do Zoroastrismo. Esses hinos revelam sua teologia, que introduziu conceitos revolucionários para a época, como o monoteísmo rigoroso centrado na figura de Ahura Mazda, o Deus supremo simbolizando o bem absoluto, a verdade e a luz. Zoroastro ensinava que o mundo é um campo de batalha entre as forças do bem, lideradas por Ahura Mazda, e as do mal, lideradas por Angra Mainyu ou Ahriman.

Publicidade

Impacto Religioso

Os ensinamentos de Zoroastro enfatizavam a importância do livre arbítrio, encorajando os seguidores a escolher ativamente o bem para promover a ordem (asha) em oposição ao caos (druj). Esta escolha moral era vista como essencial para a salvação individual e para ajudar na luta cósmica entre o bem e o mal. A religião também destacava a ética e a moralidade, com foco no comportamento justo e no cumprimento do dever religioso e social.

Imagem apresenta um cenário antigo do Oriente Médio com uma figura semelhante a Zoroastro perto de uma pequena fogueira (Imagem gerada por IA)
Imagem apresenta um cenário antigo do Oriente Médio com uma figura semelhante a Zoroastro perto de uma pequena fogueira (Imagem gerada por IA)

Legado Duradouro

O Zoroastrismo teve um impacto significativo nas religiões abraâmicas que se seguiram, especialmente em conceitos como o julgamento final, o céu e o inferno, e o messianismo. Zoroastro é visto não apenas como um líder religioso, mas também como um reformador cultural cujos ideais ajudaram a moldar os aspectos morais e éticos da sociedade persa antiga e influenciaram significativamente o pensamento religioso subsequente na região e além.

Publicidade

Embora as informações sobre a vida de Zoroastro sejam escassas e muitas vezes misturadas com mitologia, sua figura continua sendo uma poderosa representação de sabedoria e virtude na cultura persa e zoroastriana, e seu legado é um testemunho da influência duradoura de suas ideias religiosas e filosóficas.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *