Questões do Enem sobre as Civilizações Pré-Colombianas
As civilizações pré-colombianas, como os incas, maias e astecas, deixaram um legado cultural, social e tecnológico de grande relevância, que impactou profundamente a história da América antes da chegada dos europeus. A conquista do continente americano pelos colonizadores envolveu não apenas a exploração territorial, mas também a dominação de culturas avançadas, que possuíam saberes próprios, sistemas políticos complexos e uma rica herança religiosa e científica.
Se você deseja entender melhor a história dessas civilizações e o contexto das conquistas europeias na América, acesse o resumo completo sobre as civilizações pré-colombianas. Você encontrará uma análise detalhada sobre os povos que floresceram antes da chegada dos colonizadores e como suas culturas resistiram e foram transformadas ao longo dos séculos.
Questões sobre as Civilizações Pré-Colombianas
01) (ENEM/2023) Tahuantinsuyu — nome do Império Inca em quíchua — era dividido em quatro partes ou suyu: Chinchasuyu (noroeste do Peru e Equador), Antisuyu (parte amazônica do império), Collasuyu (atual Bolívia) e Condesuyu (costa do Oceano Pacífico) e tinha Cuzco, no atual Peru, como sua capital imperial. Oficialmente, todas as etnias dominadas pelos incas deviam adotar a língua quíchua, adorar o Sapa Inca e o Sol e pagar taxas em forma de horas de trabalhos periódicos. No entanto, pode-se dizer que o Império Inca era como um mosaico cultural em que vários e diferentes grupos étnicos adoravam o Sapa Inca e o Sol mas, simultaneamente, continuavam a adorar seus deuses locais e também a falar em suas línguas nativas.
MARTINS, C. Os incas e os tahuantinsuyu: apresentação. Disponível em: http://antigo.anphlac.org. Acesso em 6 out. 2021 (adaptado).
Ao comparar, no texto, a vertente da dominação territorial com os aspectos culturais, os incas tinham uma postura
a) aceitável no que alude aos direitos humanos.
b) admissível no que remete às crenças coloniais.
c) tolerável no que se refere aos regimes tributários.
d) flexível no que diz respeito aos costumes religiosos.
e) compreensível no que concerne às normas laborais.
Resolução da Questão
A postura do Império Inca descrita no texto refere-se à flexibilidade em relação aos costumes religiosos dos povos dominados, permitindo que mantivessem suas práticas religiosas locais, enquanto também adoravam o Sol e o Sapa Inca. Assim, a alternativa correta é d).
02) (ENEM/2022) Quando os espanhóis chegaram à América, estava em seu apogeu o império teocrático dos Incas, que estendia seu poder sobre o que hoje chamamos Peru, Bolívia e Equador, abarcava parte da Colômbia e do Chile e alcançava até o norte argentino e a selva brasileira; a confederação dos Astecas tinha conquistado um alto nível de eficiência no vale do México, e no Yucatán, na América Central, a esplêndida civilização dos Maias persistia nos povos herdeiros, organizados para o trabalho e para a guerra. Os Maias tinham sido grandes astrônomos, mediram o tempo e o espaço com assombrosa precisão, e tinham descoberto o valor do número zero antes de qualquer povo da história. No museu de Lima, podem ser vistos centenas de crânios que receberam placas de ouro e prata por parte dos cirurgiões Incas.
GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM, 2012.
As sociedades mencionadas deixaram como legado uma diversidade de
a) bens religiosos inspirados na matriz cristã.
b) materiais bélicos pilhados em batalhas coloniais.
c) heranças culturais constituídas em saberes próprios.
d) costumes laborais moldados em estilos estrangeiros.
e) práticas medicinais alicerçadas no conhecimento científico.
Resolução da Questão
O texto destaca o legado das civilizações pré-colombianas (Incas, Maias e Astecas) como um conjunto de heranças culturais próprias, desenvolvidas ao longo do tempo e que permaneceram nos povos sucessores. Essas heranças incluem, por exemplo, as práticas dos cirurgiões Incas mencionadas no texto. A alternativa correta é c).
03) (ENEM PPL/2019) Os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas centram sua atenção em documentos do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes e têm deixado em segundo plano as crônicas. Quando as utilizam, dão maior importância àquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas. Contrariamos esse posicionamento, pois as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas.
PORTUGAL, A. R. O ayllu andino nas crônicas quinhentistas: um polígrafro na literatura brasileira do século XIX (1885-1897). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
As fontes valorizadas no texto são relevantes para a reconstrução da história das sociedades pré-colombianas porque
a) sintetizam os ensinamentos da catequese.
b) enfatizam os esforços de colonização.
c) tipificam os sítios arqueológicos.
d) relativizam os registros oficiais.
e) substituem as narrativas orais.
Resolução da Questão
As crônicas mencionadas no texto são valorizadas porque complementam os documentos oficiais, trazendo aspectos etnográficos importantes sobre as sociedades indígenas. Elas não substituem os registros orais, mas ajudam a relativizar os registros oficiais, oferecendo uma visão mais abrangente. A alternativa correta é d).
04) (ENEM/2018) O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra — ou a Conquista —, como se dizia então. E um mistério continua: o resultado do combate. Por que a vitória fulgurante, se os habitantes da América eram tão superiores em número aos adversários e lutaram no próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México — a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano — como explicar que Cortez, liderando centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de centenas de milhares de guerreiros?
TODOROV, T. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes. 1991 (adaptado).
No contexto da conquista, conforme análise apresentada no texto, uma estratégia para superar as disparidades levantadas foi
a) implantar as missões cristãs entre as comunidades submetidas.
b) utilizar a superioridade física dos mercenários africanos.
c) explorar as rivalidades existentes entre os povos nativos.
d) introduzir vetores para a disseminação de doenças epidêmicas.
e) comprar terras para o enfraquecimento das teocracias autóctones.
Resolução da Questão
A estratégia mencionada no texto, usada pelos conquistadores europeus, foi explorar as rivalidades existentes entre os próprios povos nativos, como uma forma de superar a desvantagem numérica e garantir a vitória na conquista do território. A alternativa correta é c).
05) (ENEM 2ª aplicação/2016) Quando surgiram as primeiras notícias sobre a presença de seres estranhos, chegados em barcos grandes como montanhas, que montavam numa espécie de veados enormes, tinham cães grandes e ferozes e possuíam instrumentos lançadores de fogo, Montezuma e seus conselheiros ficaram pensando: de um lado, talvez Quetzalcóatl houvesse regressado, mas, de outro, não tinham essa confirmação.
PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (adaptado).
A dúvida apresentada inserir-se no contexto da chegada dos primeiros europeus à América, e sua origem estava relacionada ao
a) domínio da religião e do mito.
b) exercício do poder e da política.
c) controle da guerra e da conquista.
d) nascimento da filosofia e da razão.
e) desenvolvimento da ciência e da técnica.
Resolução da Questão
A chegada dos europeus foi interpretada pelas populações indígenas dentro de um contexto religioso e mítico, como pode ser observado na referência à possível volta de Quetzalcóatl. A dúvida, portanto, estava relacionada à interpretação mítica desses eventos. A alternativa correta é a).
Agora sua informação está no WhatsApp!
Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia! CONHECER ➔