História

Revolução Russa: resumo, causas e consequências

A Revolução Russa foi um dos maiores acontecimentos do século XX e seu legado esteve presente em diversos fatos históricos posteriores. A Revolução Russa foi a concretização de uma série de revoltas pelas quais a Rússia passava desde 1905 e que tiveram várias consequências, como o fim do czarismo (monarquia) e a tomada de poder pelos socialistas.

Antecedentes históricos da Revolução Russa

Naquele contexto, a Rússia poderia ser chamada de atrasada, pois, em pleno século XX, preservava práticas ainda feudais, era agrária e dominada por czares (imperadores). As primeiras revoltas, que antecederam a revolução, foram contra os privilégios da nobreza e clero, mas também contra gastos de guerra (contra o Japão, batalha que a Rússia perdeu).

A falta de liberdade na Rússia durante o século XIX era quase absoluta. No campo, reinava uma forte tensão social devido à grande concentração de terras na mão da nobreza. A Rússia foi o último país a abolir a servidão, em 1861, e em muitos lugares continuava-se com o sistema de produção feudal. A reforma agrária promovida pelo czar Alexandre II (1855-1881) pouco adiantou para aliviar as tensões no campo.

Publicidade

Mencheviques e bolcheviques

A população revoltosa estava organizada no Partido Operário Social-Democrata, que, por sua vez, era dividido entre mencheviques e bolcheviques (minoria e maioria, respectivamente). Uns pensavam que deveriam acontecer reformas burguesas antes da revolução, e outros queriam a revolução proletária prontamente.

Em 1905, manifestantes pediram ao czar Nicolau II melhores condições de vida, mas foram rechaçados à bala. O episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento e provocou uma onda de protestos em todo o país. Diante da pressão revolucionária, o czar promulgou uma Constituição e permitiu a convocação de eleições para a Duma (Parlamento).

Publicidade

Estouro da Revolução Russa

Em fevereiro de 1917, após grandes rebeliões, aconteceu a renúncia do czar Nicolau II, que assumiu um governo provisório. Em outubro de 1917, os bolcheviques realizaram a tomada do Palácio de Inverno e aconteceu a Revolução Russa, tendo Lenin como primeiro governante.

Vemos as consequências da Revolução Russa como fato histórico até no mínimo 1989 com a queda do Muro de Berlim. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), formada depois da revolução existiu até a década de 1990 e em anos anteriores confrontou os EUA dividindo o mundo entre socialistas e capitalistas na Guerra Fria.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Consequências da Revolução Russa

As consequências da Revolução Russa foram profundas e duradouras, tanto para a Rússia quanto para o mundo. Aqui estão algumas das mais significativas:

▪️ Fim do regime czarista: A Revolução Russa marcou o fim do czarismo, que era a monarquia absolutista que governava a Rússia. Isso representou uma mudança radical na estrutura política do país.

▪️ Estabelecimento do regime socialista soviético: Após a revolução, o Partido Bolchevique, liderado por Lenin, estabeleceu um governo socialista soviético. Isso significou uma mudança completa na economia e na sociedade russa.

▪️ Nacionalização de indústrias e bancos: Uma das primeiras medidas tomadas pelo novo governo foi a nacionalização de todas as indústrias e bancos russos. Isso foi feito com o objetivo de eliminar a propriedade privada e promover uma economia planificada.

▪️ Perda de territórios: Como resultado da assinatura do Tratado de Brest-Litovsk para encerrar a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o país perdeu vários territórios, incluindo Letônia, Lituânia, Estônia, Finlândia, Ucrânia e Polônia.

▪️ Redistribuição de terras no campo: O governo bolchevique realizou uma ampla reforma agrária, redistribuindo as terras dos nobres para os camponeses. Isso foi feito com o objetivo de aliviar as tensões sociais no campo e promover a agricultura coletiva.

▪️ Influência global: A Revolução Russa teve um impacto significativo em todo o mundo. Ela inspirou movimentos revolucionários em muitos outros países e levou à formação da União Soviética, que se tornou uma das duas superpotências globais durante a Guerra Fria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *