História

Revolução Russa: resumo, causas e consequências

A Revolução Russa foi um dos maiores acontecimentos do século XX e seu legado esteve presente em diversos fatos históricos posteriores. A Revolução Russa foi a concretização de uma série de revoltas pelas quais a Rússia passava desde 1905 e que tiveram várias consequências, como o fim do czarismo (monarquia) e a tomada de poder pelos socialistas.

Antecedentes históricos da Revolução Russa

Naquele contexto, a Rússia poderia ser chamada de atrasada, pois, em pleno século XX, preservava práticas ainda feudais, era agrária e dominada por czares (imperadores). As primeiras revoltas, que antecederam a revolução, foram contra os privilégios da nobreza e clero, mas também contra gastos de guerra (contra o Japão, batalha que a Rússia perdeu).

A falta de liberdade na Rússia durante o século XIX era quase absoluta. No campo, reinava uma forte tensão social devido à grande concentração de terras na mão da nobreza. A Rússia foi o último país a abolir a servidão, em 1861, e em muitos lugares continuava-se com o sistema de produção feudal. A reforma agrária promovida pelo czar Alexandre II (1855-1881) pouco adiantou para aliviar as tensões no campo.

Publicidade

Mencheviques e bolcheviques

A população revoltosa estava organizada no Partido Operário Social-Democrata, que, por sua vez, era dividido entre mencheviques e bolcheviques (minoria e maioria, respectivamente). Uns pensavam que deveriam acontecer reformas burguesas antes da revolução, e outros queriam a revolução proletária prontamente.

Em 1905, manifestantes pediram ao czar Nicolau II melhores condições de vida, mas foram rechaçados à bala. O episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento e provocou uma onda de protestos em todo o país. Diante da pressão revolucionária, o czar promulgou uma Constituição e permitiu a convocação de eleições para a Duma (Parlamento).

Publicidade

Estouro da Revolução Russa

Em fevereiro de 1917, após grandes rebeliões, aconteceu a renúncia do czar Nicolau II, que assumiu um governo provisório. Em outubro de 1917, os bolcheviques realizaram a tomada do Palácio de Inverno e aconteceu a Revolução Russa, tendo Lenin como primeiro governante.

Vemos as consequências da Revolução Russa como fato histórico até no mínimo 1989 com a queda do Muro de Berlim. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), formada depois da revolução existiu até a década de 1990 e em anos anteriores confrontou os EUA dividindo o mundo entre socialistas e capitalistas na Guerra Fria.

Consequências da Revolução Russa

As consequências da Revolução Russa foram profundas e duradouras, tanto para a Rússia quanto para o mundo. Aqui estão algumas das mais significativas:

▪️ Fim do regime czarista: A Revolução Russa marcou o fim do czarismo, que era a monarquia absolutista que governava a Rússia. Isso representou uma mudança radical na estrutura política do país.

▪️ Estabelecimento do regime socialista soviético: Após a revolução, o Partido Bolchevique, liderado por Lenin, estabeleceu um governo socialista soviético. Isso significou uma mudança completa na economia e na sociedade russa.

▪️ Nacionalização de indústrias e bancos: Uma das primeiras medidas tomadas pelo novo governo foi a nacionalização de todas as indústrias e bancos russos. Isso foi feito com o objetivo de eliminar a propriedade privada e promover uma economia planificada.

▪️ Perda de territórios: Como resultado da assinatura do Tratado de Brest-Litovsk para encerrar a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o país perdeu vários territórios, incluindo Letônia, Lituânia, Estônia, Finlândia, Ucrânia e Polônia.

▪️ Redistribuição de terras no campo: O governo bolchevique realizou uma ampla reforma agrária, redistribuindo as terras dos nobres para os camponeses. Isso foi feito com o objetivo de aliviar as tensões sociais no campo e promover a agricultura coletiva.

▪️ Influência global: A Revolução Russa teve um impacto significativo em todo o mundo. Ela inspirou movimentos revolucionários em muitos outros países e levou à formação da União Soviética, que se tornou uma das duas superpotências globais durante a Guerra Fria.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *