Provas e Gabaritos

PISM 2024: confira provas e gabaritos

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluiu com sucesso o segundo dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2024 neste domingo, 10 de dezembro. Este ano, o Pism registrou um número recorde de inscrições, com mais de 43.700 candidatos participando em cinco cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

O primeiro dia de provas, realizado no sábado, 9 de dezembro, teve uma notável baixa taxa de ausência, com apenas 13,16% dos inscritos faltando. A distribuição das ausências foi a seguinte: Juiz de Fora (2.724), Governador Valadares (1.053), Muriaé (743), Petrópolis (774) e Volta Redonda (461).

Conforme as regras do Pism, não houve tolerância para atrasos ou possibilidade de segunda chamada. Os candidatos que não compareceram no primeiro dia foram automaticamente desqualificados do processo seletivo, mas tiveram a opção de participar do segundo dia de provas para experiência. Os gabaritos das provas foram disponibilizados no sábado, 9 de dezembro, após a conclusão das provas dos candidatos sabatistas, no site da Copese.

Publicidade

No primeiro dia, os candidatos dos Módulos I e II enfrentaram questões objetivas e discursivas abrangendo Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Para os candidatos do Módulo III, as questões objetivas incluíram Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, com questões discursivas específicas para cada área de curso escolhida.

O reitor da UFJF, Marcus David, destacou a importância do Pism, enfatizando que é um momento crucial para os jovens que sonham em ingressar em uma universidade pública. Ele também agradeceu aos mais de 4 mil colaboradores que trabalharam na organização do evento.

Publicidade

Para o segundo dia de provas, os candidatos dos Módulos I e II responderam a questões de Literaturas, Biologia, Física e História, enquanto os do Módulo III enfrentaram questões de Física, Química, Geografia e História, com questões discursivas variando conforme a área do curso.

O pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, aconselhou os candidatos a chegarem com antecedência aos locais de prova e a estarem atentos às regras, especialmente quanto ao uso de celulares e outros dispositivos proibidos.

Os pedidos de recurso relacionados às questões e gabaritos podem ser feitos na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, exclusivamente online. Os resultados dos recursos e o gabarito oficial serão divulgados até 19 de fevereiro de 2024 no site da Copese.

As notas das provas e os resultados finais serão divulgados em datas específicas para cada módulo, com todas as informações disponíveis no site da Copese.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *