História

Sumérios: quem eram, origem e sociedade

Os sumérios foram uma das primeiras civilizações urbanas do mundo, florescendo no sul da Mesopotâmia, uma área que é hoje parte do Iraque moderno. Eles estabeleceram-se na região por volta de 4500 a.C., e suas cidades floresceram principalmente entre 4100 a.C. e 2000 a.C.

Sociedade e Cultura Suméria

A sociedade suméria era avançada e complexa, caracterizada por suas cidades-estado, como Ur, Uruk, Eridu e Nippur. Cada uma dessas cidades era centrada em torno de um templo dedicado a um deus patrono, e a vida na Suméria estava profundamente enraizada na religiosidade, com os deuses sendo considerados responsáveis por todos os aspectos da existência, desde fenômenos naturais até questões de governança e ordem social.

Os sumérios são conhecidos por várias inovações significativas. Eles desenvolveram um dos primeiros sistemas de escrita, conhecido como cuneiforme, inicialmente usado para registros comerciais e administrativos, mas posteriormente também para literatura, como o famoso épico de Gilgamesh. Além disso, introduziram o sistema de contagem baseado em 60, ainda usado hoje em medidas de tempo e graus circulares.

Publicidade

Economia e Tecnologia

Economicamente, os sumérios eram predominantemente agricultores, aproveitando os férteis solos aluviais entre os rios Tigre e Eufrates. Eles desenvolveram sistemas de irrigação sofisticados que permitiram uma agricultura em grande escala e, consequentemente, o sustento de uma população urbana significativa. A cerâmica, tecelagem, metalurgia e outras formas de artesanato também eram altamente desenvolvidas.

Os sumérios igualmente fizeram avanços na construção de ziggurats, que são grandes estruturas em forma de pirâmide, servindo como centros religiosos e sociais dentro das cidades. Essas e outras inovações técnicas facilitaram o desenvolvimento de uma sociedade complexa com muitas das características das civilizações modernas.

Publicidade
A imagem captura uma paisagem urbana com sumérios envolvidos em diversas atividades culturais e econômicas (Imagem gerada por IA)
A imagem captura uma paisagem urbana com sumérios envolvidos em diversas atividades culturais e econômicas (Imagem gerada por IA)

Legado Sumério

O legado dos sumérios é profundo. Após o declínio das cidades-estado sumérias, suas conquistas culturais, tecnológicas e artísticas foram assimiladas por sucessores como os acádios e, mais tarde, os babilônios e assírios. O cuneiforme continuou a ser utilizado por milênios, e muitos aspectos da cultura e religião suméria foram incorporados nas sociedades que os seguiram.

As realizações sumérias na lei, na literatura, na arquitetura e nas ciências formaram a base para o que muitos consideram ser as características definidoras da “civilização”. Através de seu engenho e inovação, os sumérios deixaram uma marca indelével na história humana, demonstrando as capacidades e a resiliência das primeiras sociedades urbanas.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *