Literatura

Questões sobre Quinhentismo

01) (UCS/2021) “As maiores descobertas/invenções da humanidade”

Um dos aspectos que diferenciam os humanos de outros seres vivos é a capacidade de lidar com situações de maneira inteligente, criando meios para solucionar problemas ou para, simplesmente, compreender melhor o Universo. A busca pela inovação/descoberta levou muitos homens e mulheres a desenvolverem ferramentas, materiais e tecnologias tão bem-sucedidas que mudaram completamente a forma de as pessoas viverem e verem o mundo.

No contexto das grandes navegações e descobertas territoriais ocorridas no Período denominado Quinhentismo, a Carta de Pero Vaz de Caminha, cujo título oficial é Carta a El-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil, é o primeiro texto escrito, no e sobre o Brasil. Seu autor era escrivão oficial do rei de Portugal na esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, que chegou ao litoral baiano em 22 de abril de 1500.

Publicidade

O trecho abaixo faz parte da Carta.

“E nesse dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra, a saber: primeiramente, de um grande monte mui alto e redondo; de outras serras mais baixas, ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal –, à terra, a Terra da Vera Cruz”.

Publicidade

Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2/1/a-carta-de-caminha-. Acesso em: 22 abr. 2021. (Parcial e adaptado.)

Em relação à literatura produzida durante o Quinhentismo no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) Configurou-se como uma manifestação cultural e religiosa tipicamente brasileira, independente dos vínculos europeus. Tinha como principal representante o escrivão português e padre jesuíta António Vieira, que se tornou defensor dos povos indígenas.

b) Era apreciada por um público patriota e religioso, uma vez que a literatura informativa exaltava o processo de colonização; e, a literatura religiosa, representada pelo jesuíta José de Anchieta, avalizava, em linguagem retórica, os abusos cometidos contra os indígenas.

c) Tinha por finalidade narrar e descrever as viagens e os primeiros contatos com a terra brasileira e seus nativos. Tais textos retratavam poeticamente o processo de colonização e possuíam um caráter exclusivamente literário.

d) Possuía alto valor literário e pouco valor histórico, principalmente pelo seu significado como testemunho do espírito aventureiro da expansão marítima e comercial de Portugal.

e) Ficou conhecida como “literatura de informação”, reunia relatos de viagem e uma nova categoria de textos produzida pelos padres jesuítas chamada “literatura de catequese”.

02) (ESPCEX/2015) Em relação ao momento histórico do Quinhentismo brasileiro, podemos afirmar que

a) a Europa do século XVI vive o auge do Renascimento, com a cultura humanística recrudescendo os quadros  rígidos da cultura medieval.

b) o século XVI marca também uma crise na Igreja: de um lado, as novas forças burguesas e, de outro, as forças  tradicionais da cultura medieval.

c) os dogmas católicos são contestados nos tribunais da Inquisição (livros proibidos) e no Concílio de Trento, em 1545.

d) o homem europeu estabelece duas tendências literárias no Quinhentismo: a literatura conformativa e a  literatura dominicana.

e) a política das grandes navegações coíbe a busca pela conquista espiritual levada a efeito pela Igreja Católica.

Resolução das Questões sobre Quinhentismo

01) A primeira expressão literária no Brasil foi o Quinhentismo, originária do período em que os portugueses chegaram ao Brasil. Essa vertente literária também recebeu o nome de “literatura de informação” devido aos  relatos de viagem feitos pelos navegadores portugueses sobre suas “descobertas”. Além desses, há textos  elaborados pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os indígenas, conhecidos como “literatura de catequese”.

Resp.: E

02) O Quinhentismo marca a fase inicial da literatura no Brasil, começando por volta de 1500, com o início da colonização. Embora a crise na Igreja seja uma característica mais forte do contexto europeu da época, no Brasil também havia um contraste entre o material (“forças burguesas”) e o espiritual (“forças tradicionais da cultura medieval”). Esta dicotomia se manifestava na literatura através dos relatos práticos sobre as riquezas do território para a coroa portuguesa e a produção literária jesuítica.

Resp.: B

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *