Noticias

Alunos da Unesp lançam livro digital sobre tubarões e raias

Os alunos do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB) lançaram a 1ª edição do livro digital “Tubarões e raias: um mergulho no conhecimento“. Este conteúdo, para além de oferecer curiosidades para o leitor melhor se aprofundar no conhecimento sobre quais são os aspectos biológicos de tubarões e raias, ainda apresenta outros temas muito importantes, dentre eles, os temas de reprodução e conservação.

Na parte final do livro, os autores também destacam 10 (dez) espécies de animais que estão presentes na costa de São Paulo, aqui no Brasil.

A idealizadora deste projeto, Beatriz Rochitti Boza, é aluna de Mestrado do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional, e contou com a ajuda de Ailton Amarante Ariza, que é aluno de Mestrado do PPG Zoologia, Vanessa Paez da Cruz, que é Pós-Doutoranda, Matheus Marcos Rotundo, docente, Fausto Foresti, docente, e de Claudio Oliveira, também docente. Todos estes também são autores do livro que foi lançado.

Publicidade

Da classe Chondricnthyes, os tubarões e as raias fazem parte de um grupo que é chamado de Elasmobrânquios, que são os peixes com esqueleto cartilaginoso, ou seja, eles não possuem ossos.

Além disso, estas espécies possuem cerca de 5 a 7 fendas branquiais em cada lado da cabeça, sendo utilizadas para filtrar o oxigênio da água. As espécies deste grupo apresentam uma série de características evolutivas muito peculiares. E mais do que isso, elas também desempenham um papel que é fundamental no ambiente marinho, de forma a auxiliar no equilíbrio trófico e sendo bioindicadores excelentes.

Publicidade

De acordo com Beatriz Rochitti Boza, o principal objetivo do lançamento do livro é a divulgação científica. Porém, as contribuições científicas do material que foi produzido para o livro ultrapassaram todas as expectativas.

Nas palavras de Boza: “As principais contribuições deste material estão voltadas para o conhecimento sobre este grupo de animais, o que é muito importante para a manutenção da biodiversidade e o equilíbrio dos ambientes, e que é altamente explorado pela pesca para diversas finalidades“.

O livro digital (e-book) “Tubarões e Raias – Um mergulho no conhecimento” já está disponível para leitura.

Vestibular Unesp 2022

A Unesp está com inscrições abertas para o Vestibular 2022 até o dia 7 de outubro.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *