EnsinoNoticias

Dicas de produtividade que você pode usar durante seus estudos

O conceito japonês chamado de Kaizen, bastante conhecido e difundido, pode ser resumido em uma frase simples: encontre maneiras de sempre melhorar seus processos, não importa o quão pequena ou gradual será essa mudança. Esse conceito pode ser aplicado em nossa vida, em nosso trabalho e também em nossos estudos. Se buscarmos sempre melhorar um pouco todo dia, ao longo do tempo nossa produtividade terá alcançado níveis incríveis.

Por isso, se você está em um momento de estudos, seja para um concurso, para um vestibular ou para algum curso que esteja fazendo, confira dicas que preparamos para te ajudar a melhorar a produtividade de seus estudos.

Começando pelo básico

Dentro do possível, invista em um notebook que te dê condições para estudar e se organizar bem. Muitos materiais, dicas e análises são disponibilizados pela internet, então é importante que você consiga acompanhar e ter acesso a estes conteúdos. Por isso, dê uma pesquisada nos melhores notebooks para estudar e turbine seus estudos!

Publicidade

Reserve um pequeno espaço de tempo para planejamento

É vital você reservar um tempo diário para planejar seus estudos, verificar quais pontos estão pendentes, quais assuntos ficaram para trás, quais estão caminhando mais rápido. Todo planejamento é importante. Uma máxima da administração diz que não é possível controlar coisas que não medimos, portanto, organize seus estudos para que consiga saber se está evoluindo bem.

Porém, considere um ponto importante: de nada vale planejar muito e não executar nada! Por isso, limite o tempo de planejamento dos estudos. Por exemplo, comece seu dia com trinta minutos dedicados à revisão do que será necessário estudar no dia, e encerre o dia com outros trinta minutos dedicados à revisão do que foi estudado.

Publicidade

Trello: um app ótimo para organizar seus estudos

Já que é necessário organizar seus estudos, nada melhor do que um bom app! Bom e gratuito! Esqueça os calendários físicos e cadernos. Acesse o Trello online ou pelo celular, e organize facilmente seus estudos, assuntos que estão pendentes, assuntos que precisam ser revisados e tudo o que precisar.

Além disso, você pode usar a ferramenta em grupo, para compartilhar assuntos que estão sendo estudados, por exemplo. As funcionalidades são ótimas.

O Trello é utilizado até por grandes empresas para gestão de equipes, de tão eficiente e flexível. Aproveite esta ferramenta para organizar seus estudos.

Mantenha o foco com aplicativos temporizadores

Em outras palavras, você precisa de um cronômetro. Mas não qualquer cronômetro, um que tenha programação de horários, de forma que você possa programar, por exemplo, trinta minutos ininterruptos de estudos, com 5 minutos de pausa, e repetir isso ao longo de 3 horas diretas de estudos.

Esse tipo de cronômetro é utilizado por praticantes de Cross Fit e outros tipos de exercícios, para manter uma disciplina muscular durante os treinos, e alcançar uma produtividade em pouco tempo de exercícios.

E aqui está a deixa para a nossa próxima dica!

Não deixe de se exercitar nem de fazer alongamentos!

É comprovado cientificamente: alternar exercícios mentais com exercícios físicos é uma das formas mais eficientes de relaxamento e isso fará a diferença na sua produtividade. Não precisamos nem citar os benefícios dos exercícios físicos aqui, você sabe o quanto é importante, então simplesmente reserve períodos para exercícios. Se está difícil se exercitar por uma hora inteira seguida, programe duas pausas de trinta minutos no dia para exercícios físicos.

Outro ponto muito importante é você alongar com frequência. O corpo precisa de alongamento para manter sua postura correta, e não causar danos ao longo do tempo, especialmente se você for passar horas a fio estudando. Procure alongar a coluna, a lombar, a cervical, os punhos, evitando tendinites e dores que poderão tirar sua concentração. É importante procurar por orientações de fisioterapeutas caso você comece a sentir qualquer tipo de dor durante os estudos.

Desligue a internet e mantenha o foco!

Talvez uma dar partes mais difíceis quando o assunto é manter a disciplina: desconectar das redes sociais. Mas, acredite nisso: tudo é costume! Reserve horários específicos para acessar redes sociais e vá reduzindo o tempo que passa nelas. Após alguns dias, isso ficará mais fácil e você se sentirá mais produtivo.

Se já é difícil desligar de redes sociais, e do whatsapp? É difícil, mas não é impossível. Uma dica que pode funcionar é avisar aos seus familiares e às pessoas realmente importantes que você está estudando, e que só estará disponível para assuntos urgentes por ligação telefônica. Dessa forma, você pode desabilitar seu whatsapp com mais tranquilidade para seguir com o foco nos estudos.

E aí, curtiu as dicas? No começo, pode parecer difícil organizar o tempo, desligar de redes sociais, desligar do whatsapp mas é um esforço valioso. Preste atenção nos maiores profissionais, músicos e atletas do mundo. Todos eles têm uma coisa em comum: são muito disciplinados!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *