Estudante é preso após ser flagrado usando ChatGPT em Vestibular
Um estudante de 19 anos foi flagrado utilizando a inteligência artificial Chat GPT para auxiliar na elaboração de sua redação durante o vestibular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa em Ribeirão Preto (SP).
Além do uso da IA, o candidato também estava em comunicação com uma terceira pessoa, que o auxiliava nas questões da prova através de mensagens. O jovem acabou confessando o ato e foi liberado após o pagamento de uma fiança estabelecida em R$ 2,6 mil.
O incidente teve lugar na Universidade Paulista (Unip). A fiscalização do local percebeu um comportamento suspeito por parte do estudante, que frequentemente olhava para baixo e parecia estar manuseando algo. Ao se aproximar, a fiscal identificou o uso de um celular pelo candidato.
Confrontado, o estudante tentou ocultar o dispositivo, mas acabou entregando-o à fiscal. Curiosamente, ele estava em posse de dois celulares, um deles foi apreendido e o outro estava escondido em sua mochila. Durante a prova, ele enviou imagens das questões para um colaborador externo e utilizou o ChatGPT para a redação.
A Fundação Vunesp, que administra o vestibular, emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido. O candidato foi desqualificado do processo seletivo, garantindo que o incidente não afetou os demais participantes do exame.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.