Noticias

Unicamp suspende atividades por causa do coronavírus

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou a suspensão das aulas no período de 13 a 29 de março por conta do coronavírus. É a primeira universidade do País a tomar a decisão. O Ministério da Educação (MEC) e outras instituições anunciaram que estudam a paralisação das atividades depois de Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar pandemia.

As atividades na Unicamp estão suspensas a partir desta sexta-feira, 13, até ao menos 29 de março nos dois campi da instituição, em Campinas e Limeira.

Segundo o reitor da universidade, Marcelo Knobel, a decisão foi tomada após avaliação de um grupo técnico da instituição de que as próximas duas semanas serão a de maior intensidade de propagação do vírus. “Ainda não temos nenhum caso em Campinas ou na Unicamp, mas dentro desse quadro precisamos ser prudentes para diminuir a circulação do coronavírus. Aulas, grupos de pesquisa e outras atividades presenciais podem contribuir para que a doença se espalhe”, disse.

Publicidade

A Unicamp afirma ainda estudar quais atividades essenciais serão mantidas. “Cada órgão da Administração Central deverá definir e submeter seu plano de contingência ao comitê de crise ainda nesta quinta-feira. A área da saúde divulgará comunicado específico sobre quais atividades serão suspensas e quais serão mantidas no período”. O Hospital das Clínicas da Unicamp é um dos centros de referência do Estado de São Paulo para atendimento de casos do coronavírus.

Segundo Knobel, a universidade tem grande circulação de pessoas dos mais diversos perfis, por isso, a avaliação é de que a suspensão das atividades é a melhor opção. “Nós temos diversos tipos de serviços na Unicamp, desde creche até o programa de universidade para a terceira idade. Ou seja, circulam pela instituição crianças de poucos meses até pessoas com mais de 70 anos. Precisamos ter responsabilidade e cautela com toda a população”, disse o reitor.

Publicidade

Viagens de docentes e funcionários também foram suspensas, assim como o recebimento de visitantes.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *