Vestibular

Unicamp 2024 teve questão sobre chatGPT e Netflix

O vestibular da Unicamp de 2024, conhecido por sua atualidade, surpreendeu mais uma vez ao abordar temas contemporâneos. A prova, realizada neste domingo, trouxe à tona assuntos como a inteligência artificial ChatGPT, fake news, colonialismo e meritocracia.

Os candidatos foram desafiados a realizar uma leitura crítica sobre esses tópicos, refletindo a importância da contextualização com o cenário atual.

Um dos destaques foi a menção ao ChatGPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial, que foi citada em uma questão sobre golpes virtuais.

Publicidade

Além disso, a prova também abordou o impacto das fake news, citando o trágico caso de uma mulher em Guarujá, São Paulo, que foi vítima de linchamento devido a uma notícia falsa em 2014. A Inteligência Artificial ainda foi tema de uma questão que utilizou uma imagem gerada por IA do papa Francisco vestindo um casaco branco estiloso.

A prova também trouxe reflexões sobre desinformação, relacionando-a ao contexto social da época em que é disseminada. Grandes temas sociais, como racismo estrutural, colonialismo e a Ditadura Militar, também foram abordados, mantendo a tradição da Unicamp de trazer questões relevantes e atuais.

Publicidade

Outro ponto de destaque foi uma questão de Sociologia que discutiu o conceito de meritocracia, usando a analogia de um campo de futebol inclinado para representar desigualdades.

A divulgação do gabarito extraoficial do Vestibular Unicamp 2024 ocorrerá a partir das 18h.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *