NoticiasVestibular

Vai prestar o Vestibular? Veja como organizar os estudos e dicas para o dia da prova

Vai prestar o vestibular? Confira quais as principais dicas para organizar os estudos e como se preparar para o dia do exame!

O vestibular é o momento mais aguardado pelos estudantes após o ensino médio, pois esse é o primeiro passo para o início de sua carreira acadêmica. Ao realizar a prova e atingir a pontuação mínima exigida para o curso que deseja seguir, o candidato pode concorrer a vagas em faculdades públicas ou privadas.

No entanto, devido à altíssima concorrência, os candidatos ficam frustrados com o seu desempenho nos estudos, se veem um pouco perdidos, além de acabarem nervosos e ansiosos no dia da prova. Para evitar esse tipo de situação, é importante conferir algumas dicas sobre organização nos estudos e preparação para o dia de prova.

Publicidade

Como organizar os estudos e as principais dicas para o dia da prova

Confira as principais dicas a seguir para ajudá-lo a se preparar para o vestibular:

1. Dê a si mesmo tempo suficiente para estudar

Não deixe para a última hora. Crie um cronograma de estudos que se adéque ao seu jeito de estudar. Embora memorizar dias antes funcione para alguns, sabemos que essa não é a melhor abordagem para se preparar para um teste.

Publicidade

O primeiro passo é determinar quanto tempo e esforço você deve gastar estudando para conquistar aprovação, fazendo as seguintes perguntas:

  • Que material preciso para estudar e onde posso obtê-lo? É digital ou em papel?
  • Qual a minha dificuldade na matéria?
  • Quanto tempo tem disponível para estudo?
  • Você tem alguma outra prioridade durante o período de estudo?
  • Qual é o formato do exame? Você pode conferir em sites de simulado de concurso.
  • Definir os dias para estudar cada matéria e tempo em horas que dedicará à mesma no dia em questão.
  • Não deixar as matérias mais fáceis de lado, mesmo que priorize as que possuem maior dificuldade, dê atenção àquelas que se sai melhor.

Para elaborar o plano de estudos, é necessário planejar todo o material que você deve cobrir e fazer um cronograma que mostre o que, quando e quanto você deve estudar a cada dia. Use técnicas como “bloqueio de tempo” para planejar suas tarefas diárias e gerenciar seu tempo de forma eficaz.

2. Organize seu espaço de estudo e minimize as distrações

Ter um espaço dedicado para estudar é importante se quisermos nos concentrar, e principalmente se você for um estudante virtual. A desordem desvia nossa atenção do que estamos fazendo.

Também é importante lembrar que um dos maiores desafios ao estudar online são as distrações, desde uma notificação do nosso e-mail ou redes sociais, até o telefone que toca. Reconheça e aprenda a gerenciar essas distrações que você pode enfrentar quando estiver estudando e implemente estratégias para evitá-las.

3. Conheça e pratique métodos de estudo e anotações

Você é um aprendiz visual e retém melhor as informações quando estuda com recursos visuais como vídeos, fotos e demonstrações ou talvez goste de estudar com livros didáticos, anotações e aulas faladas?

Não existe uma abordagem única para estudar de forma eficaz. Todos nós estudamos e aprendemos de forma diferente, e é por isso que é importante determinar o que funciona para cada um de nós e o que não funciona.

4. Cuide de você

Não deixe de lado o seu bem-estar enquanto se prepara para uma prova. É muito importante estar em boas condições físicas e mentais para qualquer teste, qualquer excesso de estresse pode afetar seu desempenho.

Depois de terminar de estudar, tire um tempo para relaxar. É importante manter bons hábitos de sono e alimentação, além de manter uma atitude positiva em relação ao teste.

No dia anterior à prova, não estude ou revise materiais, apenas descanse para deixar a mente tranquila. Faça uma hora de exercício físico ou esporte que gosta, coma sua comida favorita, durma cedo, e descanse. Pois, mesmo que tenha começado a estudar com pouco tempo antes do exame, não será em um dia antes que reterá todas as informações.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *