NoticiasPós-Graduação

UFMG prorroga inscrições do mestrado e doutorado em Geologia até dia 29

Foi estendido até a próxima quarta-feira, dia 29, o prazo de inscrições para o processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Geologia da UFMG (níveis mestrado e doutorado). As áreas de concentração são Geologia regional e Geologia econômica e aplicada. Entre os principais temas de estudo estão Metalogenia, Geotectônica, Hidrogeologia, Geologia ambiental, Evolução crustral, Risco geológico, Petrocronologia, Geologia estrutural, Paleontologia, Estratigrafia, Geofísica e Geoquímica ambiental.

A entrada dos candidatos está prevista para o segundo período letivo de 2022. São disponibilizadas 10 vagas para mestrado e seis para doutorado, conforme edital regular. Duas vagas de cada nível são destinadas a candidatos autodeclarados negros. Conforme edital suplementar, direcionado a candidatos indígenas e portadores de condições especiais, serão oferecidas duas vagas para mestrado e duas para doutorado, uma para cada grupo em ambos processos.

Prédio do IGC, no campus Pampulha, sede da pós-graduação em Geologia (Foto: Reprodução/UFMG)

A taxa de inscrição é de R$172,35, e o pagamento deve ser feito mediante Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser gerada on-line. Para se inscreverem, os interessados deverão preencher o formulário disponível na página do programa, em conformidade com os requisitos do edital. As inscrições e as etapas do processo seletivo, regidas pelos editais regular e suplementar, serão realizadas a distância.

Publicidade

Etapas

Quatro são as etapas para a classificação dos mestrandos. A primeira consiste na avaliação do projeto de pesquisa, na qual o candidato deve tirar no mínimo 60 pontos. Em seguida, haverá a defesa oral remota do projeto de mestrado, cuja pontuação mínima requisitada é equivalente à fase anterior. Na terceira etapa, o candidato é submetido à realização de prova objetiva, também de forma remota, sobre temas de Geologia básica. Por fim, o candidato terá seu currículo e histórico escolar analisados.

As mesmas etapas compõem o processo de seleção de doutorandos, com exceção da prova objetiva. As informações sobre os processos estão disponíveis na página do programa.

Publicidade

Mais informações na página do Programa no site da UFMG.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *