Engenharia de Agrimensura: entenda como funciona a profissão
A profissão de Engenharia de Agrimensura é responsável pelo uso de equipamentos e cálculos para medir e determinar o tamanho do espaço territorial. Suas atividades não se limitam mais às áreas agrícolas, e sua existência tornou-se muito importante em muitos campos, do planejamento à conclusão de vários projetos urbanos.
A Engenharia de Agrimensura é um ramo da engenharia responsável pela captura de dados geográficos por meio de levantamentos ou GPS, a fim de desenhar mapas topográficos de áreas específicas para ajudar a executar determinados projetos naquele local.
As obras de topografia são preparadas para áreas urbanas e rurais, que modificarão ou adicionarão infraestrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transporte. É por isso que é muito comum os engenheiros agrimensores se tornarem funcionários públicos ou terceirizados. Todo trabalho realizado pela prefeitura da cidade exige a assistência de engenheiros agrimensores para seus serviços. Seu trabalho forma a base do trabalho a ser realizado pelos engenheiros civis.
Com isso, se você deseja ingressar na profissão, deverá saber como ela funciona para entender o que pode ou não ser feito. Se este é o seu caso, continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto!
Grade do curso de Engenharia de Agrimensura
Antes de você leitor, escolher a profissão de Engenharia de Agrimensura, pesquise e veja como é o mercado de trabalho. O curso tem duração de 5 anos e no início do curso as matérias são mais gerais e logo após elas ficam mais específicas.
Saiba também quais são as principais disciplinas na graduação. Normalmente as matérias encontradas na maioria das instituições de ensino que ofertam curso são:
- Cálculo;
- Física;
- Desenho Técnico;
- Programação de Computadores;
- Probabilidade e Estatística;
- Agrimensura;
- Topografia;
- Geodésia;
- Georreferenciamento;
- Geoprocessamento;
- Desenho Topográfico;
- Sensoriamento Remoto.
O curso tem como principal objetivo formar profissionais capacitados a atuar nos mais diversos segmentos. O candidato deve estar disposto para as matérias de cálculo, inerentes ao curso de engenharia, e também a necessidade de ter aulas em campo e em laboratórios.
É fundamental, também, estar por dentro de que ao longo do curso o aluno terá que aprender um pouco de programação de computadores. Além disso, ele irá usar os mais diversos softwares que auxiliam o trabalho profissional.
A profissão
O profissional de Engenharia de Agrimensura, será responsável por desenvolver plantas de obras de infraestrutura, obras de saneamento e de estradas e ruas. É de sua responsabilidade realizar as demarcações de terras na área rural e em loteamentos, para que tudo esteja de acordo com a Lei Federal.
Em seu dia a dia, você encontrará diversos equipamentos que auxiliam o trabalho e em diversos casos, por isso, deve-se sempre estar preparado para enfrentar ambientes de difícil acesso e locomoção.
Hoje com a crescente tecnologia, é comum a utilização de informações vindas de satélite, como o GPS, para auxiliar no seu trabalho. É recomendável que, se você deseja ingressar neste curso, além de gosto pelas ciências exatas, interesse por geografia, geologia, topografia e matérias da área, e tenha também uma boa noção do processo de formação dos terrenos.
Visto isso, outras características interessantes que o ingressante tenha são:
- Capacidade de observação;
- Visão de projeto;
- Metodologia;
- Proatividade;
- Boa visão espacial.
Podemos dizer que o a Engenharia de Agrimensura é uma especialidade da engenharia destinado para a análise de dados geográficos e para a determinação, descrição e controle de espaços territoriais.
A atuação profissional do Engenheiro de Agrimensura
Conheça um pouco mais sobre a atuação profissional de quem se forma em Engenharia de Agrimensura.
Ele estará apto a realizar:
- Avaliações de propriedades em processos que envolvam demarcação de um território;
- Formar mapas de áreas submersas por meio da utilização de sonares;
- Criar dados topográficos e planejar redes de saneamento básico, de telefonia e eletrificação;
- Auxiliar na realização de obras e construções civis, como estradas e pontes;
- Examinar o meio ambiente, mensurar o território recursos naturais presentes;
- Georreferenciamento, mapear áreas segundo imagens de satélites e fotos aéreas;
- Sistemas de informações geográficos (SIG), monitorar, guardar e processar informações sobre determinadas áreas;
- Representação Cartográfica, produzir mapas dos relevos de determinada área, entre outros.
Mercado de trabalho
O agrimensor como estamos vendo é o encarregado por mapear, parcelar, medir e monitorar as obras de engenharia e os espaços físicos.
E uma boa notícia é que o mercado de trabalho está em crescimento. Afinal de contas, o profissional não se restringe mais às áreas rurais, sendo necessário em muitos segmentos relacionados ao desenvolvimento industrial e à urbanização.
Ainda sobre o mercado de trabalho, este é bem amplo, podendo ele desenvolver suas atividades em Indústrias, na Construção Civil e no Serviço Público. Ao se formar, você será capaz de coletar dados e os processar de maneira a obter informações que possam ser relevantes ao seu trabalho.
Isso engloba levantamentos topométricos, hidrológicos ou hidrográficos.
Interessou em seguir a carreira da Engenharia de Agrimensura ou acha que esta área não é para você? Deixe sua opinião para nós no espaço abaixo!
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.