Prouni

MEC libera resultado da lista de espera do ProUni 2024

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira, 22 de março, os resultados da lista de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni), edição 2024. A iniciativa, que permite aos estudantes uma nova chance de acesso às bolsas de estudo oferecidas pelo programa, exigiu que os interessados manifestassem seu interesse nos dias 18 e 19 do mesmo mês.

Para os candidatos pré-selecionados na lista de espera, é necessário agora a comprovação das informações junto às instituições de ensino participantes. Essa etapa pode ser realizada tanto de forma online quanto presencial, variando de acordo com a faculdade escolhida, e deve ser concluída até o dia 4 de abril.

Um levantamento final do MEC revelou que a primeira edição do ProUni em 2024 contou com 716.759 candidatos inscritos, sendo a maioria mulheres (484.044). Este número de inscritos e a oferta de mais de 400 mil bolsas, tanto integrais quanto parciais, marcam o ano como o de maior disponibilidade desde o início do programa, em 2005.

Publicidade

Como Funciona o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do MEC que oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. Para ser elegível ao ProUni 2024, o candidato deve ter concluído o ensino médio, participado do Enem 2022 ou 2023, não ter zerado a redação e alcançado uma média geral mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame.

As bolsas do ProUni são divididas em integrais, para candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, e parciais, para aqueles com renda até 3 salários mínimos. Detalhes sobre as regras e o processo de participação podem ser encontrados no edital oficial do programa.

Publicidade

O Portal Acesso Único, plataforma online para inscrições no ProUni, é a porta de entrada para aqueles que buscam apoio financeiro em sua jornada acadêmica. Ao proporcionar acesso a educação de qualidade por meio de bolsas de estudo, o ProUni 2024 reafirma seu compromisso com a inclusão e a diversidade no ensino superior brasileiro.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • Prazo para comprovação de informações: até 4 de abril
  • Resultado da lista de espera divulgado: 22 de março
  • Inscrições para lista de espera: 18 e 19 de março

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *