Redação

Proposta de Redação da UERJ 2020

Em Vidas secas, de Graciliano Ramos, o personagem Fabiano se submete voluntariamente a outros, como o patrão e o soldado amarelo. Com pensamentos e atitudes reveladores de sua servidão voluntária, Fabiano vê a si mesmo como um bicho, e não como homem.

A partir da leitura do romance, escreva uma redação dissertativo-argumentativa, com 20 a 30 linhas, em que discuta a seguinte questão:

O que leva pessoas, em condições semelhantes às de Fabiano, a se considerarem inferiores às demais?

Publicidade

Seu texto deve atender à norma-padrão da língua portuguesa, conter um título, além de ser inteiramente escrito com caneta, sem apresentar qualquer identificação.

Comentários da Banca

A Redação no Vestibular Estadual 2020 parte da leitura de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, propondo a discussão de uma questão polêmica levantada pelo romance. A proposta lembra que o personagem Fabiano se submete voluntariamente a outras pessoas, como o patrão e o soldado amarelo. Com pensamentos e atitudes reveladores de sua servidão voluntária, Fabiano vê a si mesmo como um bicho, e não como homem.

Publicidade

A situação levanta a questão-tema da Redação: “o que leva pessoas, em condições semelhantes às de Fabiano, a se considerarem inferiores às demais?”. A pergunta pede uma reflexão pessoal sobre as condições que provocam a servidão voluntária, isto é, a submissão voluntária do cidadão aos governantes de plantão ou seus prepostos. Há várias abordagens possíveis, desde a possível predisposição individual à servidão até a constituição de um sistema opressor e excludente, mas todas as abordagens exigem uma argumentação consistente e coerente.

A leitura do romance é indicada para ajudar o candidato a se preparar para a prova de Redação, uma vez que ele já sabe de antemão que o tema se encontrará forçosamente entre as principais polêmicas levantadas, direta ou indiretamente, pela narrativa. Como não se trata de uma prova específica de Literatura, o candidato não é obrigado a fazer qualquer referência ao livro. Nossa avaliação, entretanto, é a de que a leitura dos romances indicados, acompanhada de citações a suas cenas e trechos, melhora significativamente a qualidade das redações dos candidatos.

Para completar o presente comentário, recomenda-se a leitura do artigo “Para pensar melhor: a redação da UERJ”, de Gustavo Bernardo, publicado na Revista Eletrônica do Vestibular da UERJ, em www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?seq_artigo=69.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *