Redação

Redação Enem: Veja como fazer uma introdução nota 1000

A redação do Enem é uma prova que avalia a capacidade dos participantes de produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema de relevância social, cultural ou científica.

A redação vale até 1000 pontos e é corrigida por dois avaliadores, que atribuem notas de 0 a 200 para cada uma das cinco competências exigidas pelo Enem.

Competência da Redação do Enem

As competências avaliadas são:

Publicidade
  • Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento;
  • Seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Qual a importância da redação do Enem?

A redação do Enem ajuda na nota final do Exame porque tem um peso significativo na média das quatro áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas).

A nota final do Enem é calculada pela soma das notas das cinco provas (quatro objetivas e uma de redação) dividida por cinco. Portanto, quanto maior for a nota da redação, maior será a nota final do Enem.

Publicidade

Além disso, a redação do Enem é um critério de seleção para diversos programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cada programa tem seus próprios requisitos de nota mínima e de peso da redação, mas, em geral, quanto melhor for o desempenho na redação, maiores serão as chances de conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior. Ela serve ainda como critério para desempate dos candidatos.

Veja como fazer uma introdução nota 1000 na Redação do Enem

A introdução é uma parte fundamental da redação do Enem, pois é nela que você apresenta o tema, o seu ponto de vista e a relevância do assunto.

Para fazer uma introdução nota 1000, você deve seguir alguns passos:

  • Leia atentamente a proposta de redação e identifique o tema central e os aspectos relacionados a ele.
  • Escolha uma forma de abordar o tema, que pode ser por meio de uma pergunta, uma citação, uma alusão histórica, um dado estatístico ou uma informação geral.
  • Apresente o tema de forma clara e objetiva, sem fugir do assunto ou antecipar argumentos.
  • Exponha a sua tese, ou seja, a sua opinião sobre o tema, que deve ser coerente, consistente e bem fundamentada.
  • Indique os aspectos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes, que devem estar relacionados à tese e ao tema.

Veja um exemplo de introdução nota 1000 para o tema “A violência nas escolas brasileiras”

A violência nas escolas brasileiras é um problema grave que afeta a qualidade da educação e a convivência social. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, mais de 10 mil casos de agressão física ou verbal foram registrados em instituições de ensino do país. Diante desse cenário, é preciso compreender as causas e as consequências desse fenômeno, bem como buscar soluções para combatê-lo. Nesse sentido, este texto pretende discutir o papel da família, da escola e do Estado na prevenção e no enfrentamento da violência escolar.

Note que a introdução apresenta o tema a partir de um dado estatístico, expõe a tese de que é necessário compreender e buscar soluções para o problema, e indica os aspectos que serão desenvolvidos no texto: o papel da família, da escola e do Estado.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *