Resumo de Livro

Análise do livro Angústia

Publicado em 1936, “Angústia” é um dos mais notáveis romances de Graciliano Ramos. A trama gira em torno de Luís da Silva, um funcionário público em Maceió, Alagoas, que vive uma existência solitária e frustrada.

Sua rotina monótona é abalada pela chegada de Marina, uma jovem atraente por quem Luís se apaixona. No entanto, sua paixão não é correspondida e Marina se envolve com Julião Tavares, um homem rico e de personalidade oposta à de Luís.

A narrativa, repleta de memórias do passado e reflexões introspectivas, mergulha na mente de Luís, revelando sua crescente obsessão por Marina e seu ressentimento por Julião. Esses sentimentos culminam em um ato extremo de violência que transforma a vida de Luís.

Publicidade

O enredo de “Angústia” não segue uma linearidade convencional. Graciliano Ramos mescla o presente com as memórias do passado de Luís, oferecendo ao leitor uma visão abrangente de seu personagem principal, desde sua infância no interior de Alagoas até seu momento presente de tormento e desespero.

Personagens

O protagonista de “Angústia”, Luís da Silva, é um homem solitário e introspectivo. Sua vida insípida é transformada pela presença de Marina, que desperta nele um intenso desejo amoroso.

Publicidade

Luís é caracterizado por sua insegurança e timidez, traços que o impedem de conquistar Marina e o levam a uma profunda crise existencial.

A narrativa de Graciliano Ramos proporciona uma análise minuciosa da psicologia de Luís, revelando suas ansiedades, frustrações e obsessões.

Marina é uma jovem atraente que desperta a paixão de Luís. Ela é retratada como uma mulher de personalidade forte e independente, que busca melhorar sua condição de vida através de relacionamentos com homens mais ricos.

Apesar de ser o objeto do desejo de Luís, Marina se envolve com Julião Tavares, o antagonista do romance.

Julião Tavares é um homem rico e de personalidade extrovertida, o oposto de Luís. Seu relacionamento com Marina alimenta o ressentimento e a obsessão de Luís, levando o protagonista a um ponto de ruptura.

Temática

A temática central de “Angústia” é a introspecção psicológica, com ênfase na angústia existencial do personagem principal. Graciliano Ramos explora os sentimentos mais obscuros de Luís, como seu ressentimento, sua obsessão amorosa e sua crise existencial.

Outros temas abordados incluem a solidão, a alienação social e a luta de classes. O livro também retrata a vida urbana em Maceió na década de 1930, com suas disparidades econômicas e sociais.

Além disso, o romance aborda questões de masculinidade e poder, ao explorar a rivalidade entre Luís e Julião e a obsessão de Luís por Marina.

Estilo literário

“Angústia” é uma obra marcada pela introspecção psicológica e pela linguagem introspectiva. Graciliano Ramos faz uso de um estilo de escrita denso e detalhado para retratar os sentimentos e pensamentos de Luís.

O fluxo de consciência, técnica literária que permite a representação direta dos pensamentos e sentimentos de um personagem, é utilizado com maestria pelo autor.

O autor também faz uso de descrições minuciosas e ricas em detalhes para criar uma atmosfera de angústia e tensão. Seu estilo de escrita é realista, mas com uma forte carga emocional, refletindo a profunda crise interior do protagonista.

Resumo

“Angústia” é a história de Luís da Silva, um funcionário público solitário e frustrado que se apaixona por Marina, uma jovem atraente que não corresponde a seu amor.

Consumido pela obsessão e pelo ressentimento, Luís vive uma intensa crise existencial, que o leva a um ato de violência.

A narrativa de Graciliano Ramos proporciona um retrato profundo e angustiante da mente de Luís, explorando seus sentimentos, suas memórias e sua crescente obsessão por Marina.

Análise do Livro

“Angústia” é uma obra que se destaca pela introspecção psicológica e pela riqueza de detalhes na descrição dos sentimentos do protagonista.

Graciliano Ramos consegue retratar de forma vívida e perturbadora a mente de Luís, um homem atormentado por suas frustrações e obsessões.

A obra oferece uma análise incisiva da condição humana, abordando temas como a solidão, a alienação social, a luta de classes e a angústia existencial.

O autor utiliza a linguagem de maneira habilidosa para criar uma atmosfera de tensão e desespero, fazendo com que o leitor se sinta imerso na mente do protagonista.

Além disso, “Angústia” também é uma obra de grande relevância histórica, pois retrata a vida urbana em Maceió na década de 1930, destacando as disparidades econômicas e sociais da época.

Narrativa

Em “Angústia”, Graciliano Ramos adota um estilo de narrativa introspectiva, que se aprofunda na psicologia do protagonista.

O fluxo de consciência é utilizado para retratar os pensamentos e sentimentos de Luís, permitindo que o leitor tenha uma visão íntima de sua mente.

A narrativa não segue uma linearidade convencional, sendo marcada por constantes saltos temporais e flashbacks.

O passado e o presente de Luís se mesclam, criando uma narrativa complexa e fragmentada que reflete a mente perturbada do protagonista.

Resumo do Livro, Contando a História

“Angústia” conta a história de Luís da Silva, um funcionário público que leva uma vida solitária e insípida em Maceió, Alagoas. A chegada de Marina, uma jovem atraente, desperta em Luís uma intensa paixão que transforma sua existência monótona.

No entanto, Marina não corresponde ao amor de Luís e se envolve com Julião Tavares, um homem rico e extrovertido. Consumido pela obsessão e pelo ressentimento, Luís mergulha em uma profunda crise existencial.

A narrativa de Graciliano Ramos explora os pensamentos mais íntimos e as memórias mais dolorosas de Luís, oferecendo um retrato perturbador de sua mente.

A angústia de Luís se intensifica à medida que ele é consumido por sua obsessão por Marina e seu ressentimento por Julião, culminando em um ato de violência que transforma sua vida.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *