Resumo do livro A Educação Pela Pedra, de João Cabral de Melo Neto
A Educação Pela Pedra – João Cabral de Melo Neto
A VW preparou o Resumo do Livro A Educação Pela Pedra, de João Cabral de Melo Neto. Como poeta, enquadra-se na chamada Geração de 45 do Modernismo brasileiro. Historicamente, essa geração contextualiza-se no fim da Segunda Guerra Mundial, enquanto no Brasil correspondia ao fim da Ditadura de Vargas, iniciando o processo de redemocratização brasileira.
A Educação pela Pedra reúne diversas poesias, originalmente lançadas entre os anos de 1960 e 1966. O último deles, que dá nome à obra, A Educação pela Pedra, foi vencedor de diversos prêmios (entre eles o Prêmio Jabuti, o da União de Escritores de São Paulo e o do Instituto Nacional do Livro) e revela figuras e descrições incomparáveis na história da poesia brasileira.
A Educação pela Pedra é o último título de uma fase da poesia cabralina em que o autor concebia uma rigorosa arquitetura para cada livro, sendo este fato confirmado pelo próprio autor: “Antes faço o plano do livro, decido o número de poemas, o tamanho, os temas. Crio a forma. Depois encho”. A obra A Educação Pela Pedra é considerada um marco na poesia brasileira e na obra do poeta, tendo consagrado João Cabral de Melo Neto como um dos grandes nomes da história da poesia brasileira.
Confira a análise completa e questões do livro A Educação Pela Pedra no link abaixo:
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.