Resumo de Livro

Resumo de O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa

Agualusa é um escritor que persegue seu sobrenome como um cão que morde o próprio rabo. O sobrenome de José Eduardo, Agualusa, é poético e sugere, impresso na capa de O Vendedor de Passados o tema da memória, “uma mentira” tão necessária à identidade de seus conterrâneos angolanos – e a nós todos, independentemente de nacionalidades. O romance, publicado em 2004, é uma imensa sátira política e social da Angola atual.

José Eduardo Agualusa, um dos mais importantes escritores africanos da última década, nasceu em 1960 na cidade de Huambo, em Angola. É romancista, contista, poeta e jornalista e divide seu tempo entre Luanda, Lisboa e viagens ao Brasil. Conhece como ninguém a realidade angolana, a da guerra e a do pós-guerra, as intermináveis lutas e abusos de poder, a luta diária de um povo pelos seus direitos básicos, a miséria desse povo enquanto a riqueza do país está a saque e nas mãos de largas dúzias de governantes corruptos. É esta realidade que ele nos traz em alguns dos seus livros.

José Eduardo Agualusa virou um escritor em moda no Brasil. O visual de galã de novela e principalmente os romances leves e povoados de aventuras contribui para o seu sucesso.

Publicidade

Mas, certamente, não é essa a sua maior qualidade. A sua riqueza como escritor está mesmo no seu jeito de contar as estórias, prenhes de sentidos e de imagens que faz dele, um dos mais prolíferos escritores da língua portuguesa.

Nos textos de Agualusa as palavras ganham vida. Ora assombram, ora seduzem, ora surpreendem. Um estilo que nos conquista em cada um dos seus livros, quer seja romance, conto, novelas ou crônicas. Estilos que, por si só, são sinônimo de um escritor multifacetado que não se prende nas margens de um único estilo literário. Os deslocamentos (Brasil, Angola, Portugal) lhe propiciaram desenvolver um molde peculiar de escrever, que mistura brasileirismos e a gíria urbana de Luanda de forma enxuta e clara.

Publicidade

A característica mais marcante de sua literatura é a fusão de referências de países de língua portuguesa, fazendo um entrelaçamento cultural coerente com a ideia da lusofonia, a união dos povos através da língua em comum.

A Vestibulando Web disponibilizou a análise completa juntamente com o resumo de O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *