Resumo Auto da Compadecida
A VW preparou o Resumo do Livro Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, que foi professor UFPE, jornalista, escritor, crítico teatral, membro do Conselho Federal de Cultura (1968-1972) e bacharelou-se em Direito, em 1950. Escreveu diversas peças teatrais, e concluiu o Auto da Compadecida em 1955. A peça foi representada no Primeiro Festival de Amadores acionais em 1957, no Rio de Janeiro, tendo sido premiada.
Auto da Compadecida apresenta elementos que permitem a identificação de sua participação num determinado estilo de época da evolução cultural brasileira:
1- O texto propõe-se como um auto.
2- O texto propõe-se como resultado de uma pesquisa sobre a tradição oral dos romanceiros e narrativas nordestinas, fixados ou não em termos de literatura de cordel.
3- A síntese de um modelo medieval com um modelo regional resulta, na peça, como concebida pelo autor.
Ariano Suassuna procura, em Auto da Compadecida, definir a forma final de seu texto através dos seguintes elementos:
1- O Autor não propõe, nas indicações que servem de base para a representação, nenhuma atitude de linguagem oral que seja regionalista.
2- O Autor busca encontrar uma expressão uniforme para todas a personagens.
3- A composição da linguagem é a mais próxima possível da oralização.
4- Na estrutura da peça, isto é, na forma final do texto é que se revela o estilo do Autor, concebido com o a linguagem através da qual ele cria e comunica sua mensagem fundamental.
Confira a análise completa juntamente com o resumo do Auto da Compadecida.
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.