Resumo de Livro

Resumo de O Coração Roubado, de Marcos Rey

Marcos Rey, pseudônimo de Edmundo Donato, nasceu e morreu em São Paulo (1925- 1999), cidade que sempre foi cenário de suas crônicas, contos, novelas e romances.

Sua carreira, repleta da glória, foi marcada por um drama pessoal dos mais violentos, que permaneceu oculto até a sua morte. Marcos Rey era portador de hanseníase, doença conhecida até meados do século XX como lepra e que desde os tempos bíblicos carrega o estigma de maldição.

A partir dos anos 30, a hanseníase passou a ser combatida com ferocidade pelas autoridades sanitárias paulistas, que internavam os doentes à força em sinistros leprosários. Depois de uma segunda denúncia anônima, em 1941, o jovem Edmundo, que contraíra a doença aos dez ou doze anos, foi levado por uma ambulância enquanto jogava bilhar, em um bar na Praça Marechal Deodoro, no Centro de São Paulo. Começava um pesadelo que duraria seis longos anos, até a sua última fuga do sanatório, em 1945.

Publicidade

Marcos usava sua cidade natal, São Paulo, como cenário de várias de suas obras. O autor se dedicou principalmente às obras voltadas ao público juvenil. Escreveu crônicas, contos e se destacou escrevendo romances. Escreveu também várias obras literárias adultas. Durante os anos 1971, foi roteirista de diversos filmes do gênero pornochanchada produzidos na Boca do Lixo, em São Paulo, como As Cangeceiras Eróticas e O Inseto do Amor. No gênero ficção infantil estreou com Não Era Uma Vez, drama de um garoto à procura de sua cadela perdida nas ruas.

Na década de 1990 tornou-se colunista da revista Veja São Paulo. No ano de 1999, após voltar de uma viagem à Europa, Marcos Rey foi internado para uma cirurgia, e não resistindo às complicações, faleceu no dia 1 de abril, aos 74 anos, sem recuperar a consciência.

Publicidade

Foi cremado, e um mês depois sua esposa Palma Bevilacqua Donato sobrevoou com helicóptero o centro da cidade, espalhando as cinzas do autor sobre São Paulo e realizando assim a reunião eterna de Marcos Rey com a metrópole que foi a grande personagem de toda sua obra.

As obras

Autor de tramas ágeis, as narrativas de Marcos Rey são fundamentais para atiçar o prazer de ler literatura de qualidade e preparar os jovens leitores para vôos mais ousados pelos livros clássicos.

Conheça alguns dos títulos do escritor Marcos Rey

1. O mistério do 5 estrelas (1981)
2. O rapto do garoto de ouro (1982)
3. Sozinha no mundo (1984)
4. Dinheiro do céu (1985)
5. Enigma na televisão (1986)
6. Bem – vindos ao Rio (1987)
7. O coração roubado (crônicas, 1996)
8. Fantoches (novela, 1998)
9. Cão da meia noite (contos, 1998)
10. Melhores contos de Marcos Rey (antologia, 2005)
11. Mano Juan (romance, 2005) (inédito)

O Coração Roubado

O livro O Coração Roubado, de Marcos Rey, é um livro de crônicas. No vestibular, de um modo geral, a crônica vem na íntegra (ou um trecho dela) e, sobre ela, são feitas várias perguntas como, por exemplo, figura de linguagem usada, o sentido de determinada palavra recorrente no texto, a ideia traduzida por uma frase destacada da crônica, objetivo do autor… . Esse mesmo modelo é usado para as questões que envolvem poemas.

Você sabe o que é uma crônica? O autor, no prefácio, ajuda você a entender um pouco melhor esse gênero literário tão cultivado no Brasil por excelentes escritores como Machado de Assis (1839 -1908), Cecília Meireles (1901-1964), Rubem Braga (1913 -1990), Fernando Sabino (1923 -2004), Ignácio de Loyola Brandão (1936), Moacyr Scliar (1937) e tantos outros…

Vamos ler um trechinho do prefácio

“O que é mesmo uma crônica?

Muitos supõem, também erradamente, que a crônica, ramo econômico das letras, sem espaço para alinhavar e aprofundar conclusões, nem tamanho para conferir finais apoteóticos, não passa de malabarismo de entreato, cortina ou número para entretenimento ligeiro, show de bolso, sem grandiosidade. Um quase – literatura de consumo dietético. Mas a crônica é mais, muito mais que isso, mesmo as que não têm fim nem começo.”

Confira quais as principais características de uma crônica, este gênero literário que se consolidou no Brasil por volta da década de 1930.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *