Resumo de Livro

Análise do livro Mensagem

O livro “Mensagem”, de Fernando Pessoa, não possui um enredo convencional, dado que se trata de uma coleção de poemas líricos que, embora individualmente distintos, estão unidos por um tema comum: o destino de Portugal e o seu papel na história do mundo.

Pessoa constrói uma narrativa simbólica, que une o passado, o presente e o futuro de Portugal em uma visão mística e visionária.

A obra é dividida em três partes: “Brasão”, “Mar Português” e “O Encoberto”. Na primeira parte, “Brasão”, os poemas aludem aos vários elementos do brasão português, e cada um deles é dedicado a uma figura histórica de Portugal.

Publicidade

Na segunda parte, “Mar Português”, Pessoa celebra os grandes navegadores portugueses e a época dos descobrimentos. A última parte, “O Encoberto”, apresenta uma visão profética e misteriosa do futuro de Portugal.

Por meio desta estrutura, Pessoa cria um enredo simbólico e poético, que explora a identidade e o destino de Portugal através de uma série de imagens e símbolos ricamente evocativos.

Publicidade

Personagens

Os “personagens” de “Mensagem” são as várias figuras históricas que aparecem nos poemas da obra, como o Infante D. Henrique, Vasco da Gama, e o próprio Fernando Pessoa na figura do profeta “Encoberto”.

Cada uma dessas figuras é retratada não tanto como um indivíduo, mas como um símbolo de um aspecto da identidade e do destino de Portugal.

Assim, o Infante D. Henrique representa o espírito de aventura e a vontade de descobrir novos mundos; Vasco da Gama simboliza a coragem e a determinação dos navegadores portugueses; e o “Encoberto” representa a esperança e a profecia de um futuro glorioso para Portugal.

Estes “personagens” não são retratados de forma realista, mas sim como figuras simbólicas e arquetípicas.

Neste sentido, “Mensagem” é mais do que uma coleção de poemas: é uma galeria de personagens históricos que representam a alma de Portugal e que, juntos, contam a história de uma nação.

Temática

“Mensagem” é uma obra profundamente enraizada na cultura e na história de Portugal. Sua temática central é a identidade e o destino de Portugal, que Pessoa explora através de uma variedade de imagens e símbolos.

O livro é permeado por um forte sentido de saudade, um sentimento de perda e de desejo pelo passado glorioso de Portugal. Ao mesmo tempo, é também um livro de esperança, que prevê um futuro glorioso para Portugal.

Por meio de sua poesia lírica e visionária, Pessoa faz uma profunda reflexão sobre o significado da história e do destino de Portugal, e sobre o papel que cada um de nós desempenha na construção desse destino.

Estilo Literário

O estilo literário de “Mensagem” é caracterizado por sua riqueza poética e sua profundidade simbólica. Pessoa utiliza uma linguagem lírica e evocativa para dar vida a suas imagens e símbolos, e para explorar os temas profundos de sua obra.

Sua poesia é marcada por uma intensidade emocional e uma visão mística que dão à sua obra uma dimensão transcendental. Ao mesmo tempo, sua poesia é também marcada por uma grande clareza e precisão, que tornam seus versos acessíveis e compreensíveis.

Em resumo, o estilo literário de “Mensagem” é uma combinação de profundidade poética, simbolismo rico e clareza de expressão, que tornam esta obra uma das mais importantes da literatura portuguesa.

Resumo

“Mensagem” é uma coleção de poemas líricos que exploram a identidade e o destino de Portugal.

A obra é dividida em três partes: “Brasão”, que alude aos elementos do brasão português e é dedicada a várias figuras históricas de Portugal; “Mar Português”, que celebra os navegadores portugueses e a época dos descobrimentos; e “O Encoberto”, que apresenta uma visão profética do futuro de Portugal.

Por meio de seus versos líricos e evocativos, Fernando Pessoa cria uma narrativa simbólica que une o passado, o presente e o futuro de Portugal em uma visão mística e visionária. “Mensagem” é uma obra de grande profundidade poética e simbólica, que reflete sobre o significado da história e do destino de Portugal.

Análise do Livro

“Mensagem” é uma obra de grande complexidade e profundidade, que desafia a leitura e a interpretação. Embora seja uma coleção de poemas, a obra tem uma estrutura e uma unidade temática que a aproximam de uma narrativa ou de um romance.

Os temas explorados por Pessoa – a identidade e o destino de Portugal, a saudade pelo passado e a esperança no futuro, a relação entre o indivíduo e a história – são temas universais, que ressoam com leitores de todas as culturas e épocas.

Ao mesmo tempo, “Mensagem” é uma obra profundamente portuguesa, que reflete a cultura, a história e a identidade de Portugal. Neste sentido, a obra é um espelho da alma portuguesa, que revela a sua essência e o seu destino.

Narrativa

A narrativa em “Mensagem” é construída através dos versos de Pessoa, que tecem uma tapeçaria de imagens e símbolos que retratam o passado, o presente e o futuro de Portugal. Cada poema é uma peça dessa tapeçaria, que, juntas, formam um retrato poético e simbólico de Portugal.

A narrativa de “Mensagem” é marcada por sua profundidade poética e sua riqueza simbólica. Por meio de sua linguagem lírica e evocativa, Pessoa cria uma narrativa que transcende a linearidade do tempo e do espaço, e que convida o leitor a uma jornada espiritual e visionária pela história e pelo destino de Portugal.

Resumo do Livro, Contando a História

“Mensagem” começa com a parte “Brasão”, onde Fernando Pessoa explora a simbologia do brasão de Portugal, referindo-se a figuras históricas e mitológicas como o rei D. Sebastião e o Infante D. Henrique. Cada poema nessa seção se relaciona com um aspecto do brasão, criando um retrato simbólico da história de Portugal.

Em seguida, a obra avança para a segunda parte, “Mar Português”, que é dedicada aos grandes navegadores e exploradores do período dos descobrimentos. Pessoa celebra suas conquistas e aventuras, ao mesmo tempo em que reflete sobre a natureza efêmera da glória e do poder. Nesta seção, o mar é retratado tanto como uma fonte de perigo e incerteza quanto como um símbolo de esperança e oportunidade.

Na terceira e última parte, “O Encoberto”, Pessoa se volta para o futuro de Portugal, apresentando uma visão profética e misteriosa. Esta seção é dominada pela figura do “Encoberto”, um profeta ou messias que promete trazer uma nova era de glória para Portugal. Embora esta visão seja ambígua e incerta, ela oferece uma esperança de redenção e renovação.

Em resumo, “Mensagem” é uma obra que une poesia e história, símbolo e realidade, passado e futuro, em uma visão lírica e visionária da identidade e do destino de Portugal. Por meio de sua poesia rica e evocativa, Fernando Pessoa convida o leitor a refletir sobre a história de Portugal e seu lugar no mundo.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *