EnccejaNoticias

Encceja 2023: inscrições para o exame começam nesta segunda-feira (22)

O período de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 inicia-se nesta segunda-feira (22).

O exame é uma opção para aqueles que não conseguiram concluir seus estudos no tempo regular e pretendem obter a certificação do Ensino Fundamental ou Médio.

As inscrições estarão abertas até o dia 2 de junho.

Publicidade

Para se inscrever, os candidatos precisam fornecer informações como RG, CPF, telefone e e-mail no site oficial do Encceja.

Candidatos que solicitaram atendimento especializado em 2022 e que desejam prestar o Encceja novamente não precisarão apresentar a documentação novamente.

Publicidade

Além disso, pessoas travestis, transexuais e transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal também estão isentos de apresentar documentação comprobatória.

A prova é destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos no tempo regular e buscam a certificação do Ensino Fundamental ou Médio.

Os critérios de idade são de no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Médio. O Encceja não cobra taxa de inscrição, a menos que o candidato tenha se inscrito na edição anterior e não tenha comparecido. Nesse caso, a justificativa da ausência deve ser feita entre os dias 3 e 14 de abril.

O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação. As provas de Ensino Fundamental incluem Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia.

Para o Ensino Médio, as provas são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para obter a certificação, o candidato deve alcançar uma pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 5 na redação.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Cronograma do Encceja 2023

  • Justificativa de ausência: de 3 a 14 de abril;
  • Resultado da justificativa: 24 de abril
  • Inscrições e solicitação de atendimento especializado: de 22 de maio a 2 de junho
  • Provas: 27 de agosto
  • Divulgação do gabarito: 27 de agosto
  • Resultados: 22 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *