EnemNoticias

Veja como calcular sua nota do Enem 2023

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que avalia o desempenho dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o ensino médio.

A nota do Enem pode ser usada para ingressar em universidades públicas ou privadas, participar de programas como o Sisu, o Prouni e o Fies, e obter certificação de conclusão do ensino médio.

Veja como calcular a nota do Enem 2023

Para calcular a nota do Enem, é preciso entender que o exame é composto por cinco provas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Redação.

Publicidade

Cada prova tem uma pontuação que varia de 0 a 1000, exceto a redação, que varia de 0 a 1000. A nota de cada prova é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em conta não apenas o número de acertos, mas também o grau de dificuldade das questões e a coerência do padrão de respostas do candidato.

Nesse método, não se restringe a análise apenas à quantidade de respostas corretas, mas também considera cuidadosamente três variáveis fundamentais:

Publicidade
  1. Dificuldade das Questões
  2. Capacidade de Diferenciar o Desempenho dos Candidatos
  3. Probabilidade de Acerto

A nota final do Enem é a média aritmética das notas das cinco provas. Para obter a média, basta somar as notas das cinco provas e dividir o resultado por cinco.

Por exemplo, se um candidato obteve as seguintes notas: Linguagens: 600; Matemática: 700; Ciências Humanas: 500; Ciências da Natureza: 400; e Redação: 800; a média dele será:

(600 + 700 + 500 + 400 + 800) / 5 = 600

Portanto, a nota final do candidato é 600.

No entanto, algumas universidades e programas utilizam uma média ponderada, que atribui pesos diferentes para cada prova, de acordo com a área de conhecimento do curso pretendido.

Nesse caso, é preciso multiplicar a nota de cada prova pelo seu respectivo peso, somar os resultados e dividir pela soma dos pesos.

Por exemplo, se um candidato pretende cursar Engenharia Civil em uma universidade que utiliza os seguintes pesos: Linguagens: 1; Matemática: 3; Ciências Humanas: 1; Ciências da Natureza: 2; e Redação: 2; a média ponderada dele será:

(600 x 1) + (700 x 3) + (500 x 1) + (400 x 2) + (800 x 2) = 6000

(1 + 3 + 1 + 2 + 2) = 9

6000 / 9 = 666,67

Portanto, a nota final do candidato é 666,67.

Para saber qual é o método de cálculo utilizado pela universidade ou programa que você deseja participar, consulte o edital ou o site da instituição. Para mais informações sobre o Enem, acesse o site oficial do exame ou o portal do INEP.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *