NoticiasSisu

Abertas as inscrições do Sisu 2021/1

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. Os candidatos têm entre os dias 06 e 09 de abril para participar do processo seletivo. O resultado será divulgado em 13 de abril.

As ofertas são de 209.190 mil vagas em 5.685 mil cursos de graduação de 110 universidades públicas e institutos federais. Quem procura pela modalidade de Educação a Distância (EaD), também poderá ter a opção. Os interessados que podem participar da seleção são aqueles que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Como posso participar do processo seletivo?

O programa disponibiliza a plataforma para as inscrições de candidatos em universidades públicas e institutos federais. O processo seletivo pode ser realizado de modo prático e rápido, confira:

Publicidade
  • Entre no site de inscrição do Sisu 2021: https://sisu.mec.gov.br/#/
  • Faça login com seus dados do Gov.br;
  • Confirme os seus dados no sistema;
  • Você terá a opção de escolher dois cursos diferentes, mas a primeira deve ser a de maior interesse;
  • Indique a sua modalidade de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas referentes à Lei de Cotas ou vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições;
  • Se mudar de ideia, a plataforma permite alterar a opção de curso. Basta acompanhar as notas de corte dos cursos para verificar quais são as suas oportunidades na seleção.
  • Pronto! Agora é só acompanhar a sua inscrição e ficar atento ao resultado que será divulgado em 13 de abril.

Quem pode participar do Sisu 2021?

Conforme o  edital do Sisu 2021/1, quem pode participar do processo seletivo é o candidato que “participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, obteve nota na redação diferente de zero e não esteja na situação descrita no item 3 do Edital do Enem 2020.”

O tópico 3 do Edital do Enem 2020 menciona sobre os candidatos treineiros, isto é, aqueles que não estão no último ano do Ensino Médio. Caso você seja treineiro, não poderá concorrer às vagas disponíveis do Sisu 2021.

Publicidade

Como saber qual será a nota de corte em cada universidade?

No período de inscrições, o sistema do Sisu notificará qual será a nota de corte de cada universidade ou instituto. Entretanto, você precisa prestar atenção: esses valores poderão modificar já que serão atualizados de acordo com as inscrições realizadas.

Não fui selecionado no Sisu, e agora?

Não se preocupe! Caso não tenha sido selecionado nesta edição, você pode estudar ainda mais para a próxima, ou esperar para a próxima seletiva do Prouni ou Fies, não desista!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *