Veja como se inscrever no SISU 2020
O Sistema de Seleção Unificada (SISU), edição 2020, abrirá as inscrições no mês de janeiro, após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), que está previsto para 17 de janeiro de 2020, conforme divulgado pelo MEC.
A inscrição é realizada no site do MEC, no período divulgado pelo Ministério da Educação.
Quem poderá se inscrever?
Poderá se inscrever no Sisu 2020 os candidatos que fizeram o Enem de 2019 e tenham obtido na redação nota que não seja zero.
Algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.
Como fazer a consulta de vagas no Sisu 2020?
Após acessar o site do MEC, o candidato poderá pesquisar por curso, por Universidade ou Instituto Federal, que oferecerão vagas para o Sisu 2020.
Critérios de classificação do Sisu
A classificação no processo seletivo do Sisu observará o disposto no art. 19 da Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012; bem como a seguinte ordem de critérios:
I – maior nota na redação;
II – maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
III – maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
IV – maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
V – maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Notas de Corte no Sisu
As notas de corte para cada curso são baseadas no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso; por modalidade de concorrência.
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição e não garante a seleção para a vaga ofertada.
O sistema não faz o cálculo em tempo real. A atualização da nota de corte é feita sempre a meia-noite e ela é modificada de acordo com a nota dos inscritos.
Agora sua informação está no WhatsApp!
Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia! CONHECER ➔