NoticiasSisu

SiSU 2019: aprovados já podem fazer matrículas nas universidades

Os candidatos que foram aprovados na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2019 já podem efetuar suas matrículas nas universidades. O resultado do Sisu 2019 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (28). As matrículas deverão ser realizadas de hoje, 30 de janeiro, até o dia 4 de fevereiro, diretamente nas universidades para as quais foram selecionados.

De acordo com o MEC, os horários e os locais de atendimento são definidos por cada instituição em editais próprios a serem divulgados.

Lista de espera do SISU 2019

Os candidatos que não foram convocados em primeira chamada no Sisu 2019 em nenhuma das opções de vagas podem se inscrever na lista de espera do Sisu 2019. O prazo para se inscrever é de 29 de janeiro a 05 de fevereiro. Nesse momento os interessados deverão indicar uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição. Aqueles candidatos que foram aprovados na segunda opção de curso no Sisu 2019 não poderão participar da lista de espera, de acordo com o edital.

Publicidade

As chamadas da lista de espera do Sisu 2019 serão divulgadas pelas próprias instituições de oferta das vagas, a partir do dia 7 de fevereiro. Neste caso, cada universidade deve divulgar editais, com prazos e procedimentos específicos.

Sisu 2019

O período de inscrições do Sisu 2019 foi bastante tumultuado para os estudantes que fizeram o Enem 2018 e desejavam concorrer a uma vaga em instituição pública. Inicialmente as inscrições estavam previstas para ocorrer de 22 a 25 de janeiro. No entanto, logo que o período foi aberto, a lentidão tomou conta do site do programa e muitos estudantes não conseguiam acessar para se inscrever. A situação gerou inúmeros memes sobre o Sisu 2019 nas redes sociais. O MEC chegou a justificar que estava ocorrendo uma visitação muito alta, cerca de 500 mil acessos simultâneos. Diante desse fato, o período de inscrições foi prorrogado até às 23h59 do dia 27 de janeiro, domingo. Além disso, o período de inscrições na lista de espera do Sisu 2019 passou a ser de 29 de janeiro a 05 de fevereiro. A divulgação do resultado foi mantido no dia 28 de janeiro, assim como o período de matrícula, de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Publicidade

Divulgação das notas de corte no Sisu 2019

O MEC resolveu fazer um teste no Sisu 2019 que foi a divulgação da nota de corte em cinco horários espalhados ao longo do dia. Dessa forma, os candidatos teriam uma atualização de suas posições mais frequente. No entanto, isso fez com que os estudantes ficassem visitando o site com maior frequência, o que acarretou a lentidão no site e impedia que outros fizessem suas inscrições. Dessa forma, o MEC optou por atualizar a nota de corte uma vez por dia a partir da quarta-feira, sempre à 0h.

Confira alguns dos editais de matrícula publicados pelas Instituições de Ensino:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *