Quando começa o Sisu 2022? Confira

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já podem começar a se planejar para concorrer às milhares de vagas para o ingresso nos cursos de ensino superior que são ofertados pelas instituições universitárias reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). 

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam no dia 15 de fevereiro de 2022, próxima terça-feira, e podem ser feitas até as 23h59 do dia 18 de fevereiro de 2022. O Sisu 2022/1 utiliza as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2021.

Nesse sentido, são 4 (quatro) dias de inscrição em que o Sisu dá a oportunidade para que os estudantes então entrem no sistema, escolham os cursos de interesse e aguardem pelo resultado preliminar.

Esse resultado preliminar se refere a uma lista prévia em que o Sisu elenca os estudantes que tiveram as melhores notas, dentre os que se inscreveram para determinado curso. É isso o que define a nota de corte de cada curso que é ofertado no Sisu. E é também por meio dessa dinâmica que os inscritos conseguem saber se atingiram a nota necessária para serem aprovados para os cursos ou não.

De acordo com este raciocínio, e considerando que são 3 resultados prévios que o Sisu libera durante a semana de inscrições abertas, isso significa que o estudante tem um total de 3 chances de mudar as suas opções de curso. Uma chance na quarta, outra na quinta e a última na sexta-feira, quando as inscrições são enfim finalizadas.

E agora que você já sabe como funciona o processo de seleção do Sisu, é só esperar pelo dia em que vão abrir as inscrições. Nesse sentido, é muito importante já fazer o acesso no sistema logo no primeiro dia de inscrições. Afinal, isso eleva as chances de um estudante reavaliar as suas opções de acordo com as notas de corte que vão sendo calculadas durante a semana da seleção.

Período de inscrições no Sisu 2022/1

Período de inscrições no Sisu 2022.1 é de 15 a 18 de fevereiro

Fique atento ao período de inscrições no Sisu 2022/1!. Para se inscrever você precisa ter feito o Enem 2021 e obtido nota maior que zero na redação. Tenha em mãos o número de inscrição do Enem 2021 e a senha mais atual cadastrada no Enem para efetuar sua inscrição. No site oficial você encontra todas as informações que precisa para ficar por dentro do Sisu.

Cronograma completo do Sisu

SISU é um dos programas mais populares de acesso ao ensino superior no Brasil. Esse é um programa em que as vagas ofertadas são de universidades públicas, onde não há a cobrança de mensalidade para os estudantes.

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (prazo para manifestar interesse).

Nota de Corte do Sisu 2022

Durante o período de inscrições abertas, de 15 a 18 de fevereiro, o Sisu faz o cálculo, uma vez a cada dia, da nota de corte para cada curso.

A nota de corte nada mais é do que a nota mínima que é exigida para o ingresso em determinado curso superior.

A nota de corte dos cursos do Sisu é definida de acordo com o número de vagas que estão sendo disponibilizadas e, principalmente, a partir das notas dos estudantes que já fizeram a inscrição para o mesmo curso para o qual o candidato demonstrou o seu interesse.

Outra dica importante é saber que, durante os 4 (quatro) dias de inscrição do Sisu, o estudante pode mudar de opção de curso quantas vezes quiser.

Essa mudança na escolha do curso geralmente acontece quando a nota que o estudante tirou no Enem está abaixo da nota de corte do curso de interesse. E isso faz com que o candidato, percebendo que não vai ser classificado para o curso desejado, mude de curso ou opte pelo mesmo curso, mas em uma outra universidade.

Porém, é importante esclarecer que o Sisu somente vai considerar a última inscrição concluída. Ou seja, o último curso pelo qual o estudante selecionou no sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.