NoticiasSisu

Sisu 2024: dicas para garantir uma vaga em uma instituição federal

Por meio das notas do Enem 2023 o Ministério da Educação (MEC) abre as portas para os candidatos ingressarem em universidades públicas de todo o Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do SISU ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados, por curso e modalidade de concorrência, em ordem de classificação, os candidatos dentro do número de vagas ofertadas.

Publicidade

A inscrição é gratuita, em uma única etapa e feita pela Internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Dicas importantes para garantir uma vaga via Sisu 2024

Quando e como se inscrever?

A divulgação do resultado do Enem 2023 será em 16 de janeiro de 2024. Após essa data, o MEC divulgará a data da inscrição que será via Portal Único do MEC.

Publicidade

Vantagens de Participar do Sisu

  • Sem a necessidade de exames adicionais, concorra a múltiplos processos seletivos.
  • Durante três dias, monitore sua classificação e altere sua opção de curso se necessário.
  • Ações afirmativas oferecem vagas variáveis por instituição.
  • Inscrição 100% online, fácil e sem complicações.

 Estratégias para conseguir uma vaga no Sisu

  • Escolha do Curso: Antes de se inscrever, analise as opções de cursos. As notas mínimas exigidas por cada universidade podem ser verificadas no termo de adesão.
  • Notas de Corte: Se informar sobre as notas de corte é crucial. No entanto, esteja ciente de que a classificação pode mudar diariamente durante o período de inscrição.
  • Flexibilidade: No SiSU, você tem a liberdade de alterar sua escolha de curso ou instituição quantas vezes quiser, maximizando assim suas chances.
  • Comunicação com Universidades: Mantenha um olhar atento ao seu e-mail. As universidades entrarão em contato com informações e instruções de matrícula. Não perca nenhum detalhe!

Admissão e Matrícula

Após a seleção, se você for contemplado com uma vaga, é imperativo verificar todos os procedimentos de matrícula e enviar a documentação necessária dentro do prazo definido pelas instituições.

Lembre-se: uma preparação cuidadosa e informada pode fazer toda a diferença no processo de inscrição no Sisu 2024. Fique por dentro e maximize suas oportunidades!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *