NoticiasSisu

UFCG oferta 1.535 vagas no SISU 2023.2

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está oferecendo 1.535 vagas distribuídas em 35 cursos de graduação para o segundo semestre letivo de 2023, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

As vagas estão distribuídas entre os campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos e Pombal, com 760 vagas para ampla concorrência e 775 reservadas para cotas, conforme estabelece a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).

O prazo para inscrição no SiSU 2023.2 é até a próxima quinta-feira, 22 de junho. Os resultados da primeira chamada serão divulgados no portal do Sistema, do Ministério da Educação (MEC), em 27 de junho.

Publicidade

A instituição também instituiu uma bonificação estadual, que concede um bônus de 10% ou 5% na nota final dos candidatos que atendem a certos critérios, como ter nascido no estado da Paraíba ou ter concluído o ensino médio em escolas regulares, públicas e/ou privadas no estado.

No entanto, candidatos que são possíveis beneficiários de ambas as políticas, a bonificação estadual e a reserva de vagas, devem escolher entre uma das duas opções, pois a aplicação cumulativa não é permitida.

Publicidade

Após a divulgação dos resultados, os candidatos aprovados na chamada regular devem encaminhar a documentação exigida digitalmente entre 28 de junho e meio-dia de 4 de julho, para realizar o cadastramento (registro acadêmico). A análise e validação da documentação enviada serão realizadas pelas coordenações de cursos no mesmo período.

Aqueles que concorrem a vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) ou pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI) devem apresentar a documentação necessária presencialmente às comissões de validação nos dias 29 e 30 de junho.

Para quem possui homologação de autodeclaração PPI e/ou PcD realizada nos últimos cinco anos, seja na UFCG ou em outra instituição pública, poderá apresentá-la em substituição aos documentos exigidos.

Para garantir a vaga na UFCG, o candidato precisa realizar dois procedimentos obrigatórios: cadastramento e matrícula em disciplinas. O cadastramento é o ato de se tornar oficialmente um aluno da UFCG, enquanto a matrícula é o procedimento que define as disciplinas que o aluno cursará no início de cada período letivo.

A matrícula em disciplinas para todos os alunos que ingressam no período letivo de 2023.2 será realizada no dia 27 de novembro, de forma online e sob a orientação da coordenação de cada curso. As aulas estão previstas para começar no dia 4 de dezembro.

Em caso de dúvidas técnicas sobre o envio da documentação, os candidatos devem enviar um ticket para o Setor de Suporte da Divisão de Informática da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) entre 28 de junho e 4 de julho. Para esclarecimentos sobre a lista de documentos, os candidatos devem entrar em contato com a coordenação do curso para o qual se inscreveram.

Aqueles que tiverem documentação irregular serão notificados via e-mail pela coordenação do curso para que possam regularizar a situação. Caso o candidato não envie a documentação exigida, perderá o direito à vaga na UFCG.

Haverá a oportunidade de recorrer em caso de não realização do cadastramento, no dia 5 de julho, até às 14h, através do Sistema Eletrônico de Recurso. Os resultados desses recursos serão divulgados no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) até às 10h do dia 6 de julho.

Ressalta-se que, os candidatos que não comparecerem ou tiverem a validação indeferida pelas Comissões de validação PPI e/ou PcD serão eliminados do processo seletivo para acesso aos cursos de graduação da UFCG.

Todas as informações, normas e instruções referentes ao Processo Seletivo SiSU 2023.2 na UFCG, estão disponíveis na página da Comprov, onde os candidatos podem consultar a qualquer momento.

A universidade destaca a importância de todos os candidatos lerem o edital do processo seletivo cuidadosamente para evitar quaisquer mal-entendidos ou erros no processo de inscrição, cadastramento e matrícula.

Este é um importante passo na jornada acadêmica de muitos estudantes. A UFCG se orgulha de receber novos alunos e deseja a todos os candidatos boa sorte no processo seletivo.

Os campi Sumé e Sousa não estão oferecendo vagas este semestre, esses campi só abrem inscrições para o primeiro semestre de cada ano.

No contexto da educação brasileira, iniciativas como o SiSU e a Lei de Cotas têm desempenhado um papel fundamental na promoção de igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica. Essas políticas estão ampliando o acesso ao ensino superior e permitindo que mais brasileiros realizem o sonho de obter uma graduação.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *