UFG divulga passo a passo para se inscrever no SISU 2022

Com a divulgação do resultado do Enem 2021, está chegando a hora de participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. Para auxiliar os estudantes com informações, a Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou uma lista de perguntas e respostas com orientações para os candidatos.

O primeiro passo é fazer a inscrição no período de 15 a 18 de fevereiro de 2022 (de terça a sexta-feira da próxima semana), por meio do site Sisu MEC (www.sisu.mec.gov.br), selecionar entre as opções cursos da UFG e conferir as opções de participação. No momento da escolha dos cursos é preciso ficar atento, pois se o candidato foi aprovado em uma das opções, não será selecionado novamente.

A UFG lembra ainda que 50% das vagas são destinadas à ampla concorrência (para qualquer estudante que fez o Enem 2021) e 50% das vagas para a Lei de Reserva de Vagas (cotas), para quem fez o Enem 2021 e cursou todo o ensino médio em escola pública.

Para ficar bem informado, confira as principais perguntas e respostas sobre o tema

1) Quem pode participar do SiSU UFG 2022?

Quem fez a prova do Enem 2021.

2) Quando e como fazer a inscrição?

No período de 15/2/22 a 18/2/22, acessar o site www.sisu.mec.gov.br, selecionar entre as opções cursos da UFG e conferir as opções de participação.

Atenção

Cuidado na escolha dos seus cursos, pois se você foi aprovado em uma das opções, você não será selecionado novamente.

Lembrando ainda que 50% das vagas são destinadas à ampla concorrência (para qualquer estudante que fez o Enem 2021) e 50% das vagas para a Lei de Reserva de Vagas (cotas), para quem fez o Enem 2021 e cursou todo o ensino médio em escola pública.

3) Quais as opções de participação no SiSU?

AC – Candidato que não se enquadra em nenhum critério de reserva de vaga;

RI – Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita;

RI-PPI – Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena (PPI);

RI-cD – Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita e que seja pessoa com deficiência;

RI-PPI-cD – Candidato de escola pública com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência;

RS – Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita;

RS-PPI Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena;

RS-cD – Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita e que seja pessoa com deficiência;

RS-PPI-cD – Candidato de escola pública com renda familiar bruta superior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita que se autodeclarar preto, pardo ou indígena e que seja pessoa com deficiência.

4) Em qual local posso encontrar a documentação para a matrícula?

No Termo de Adesão e no Edital de Matrícula SiSU/UFG que será publicado no dia 21/02 no site www.sisu.ufg.br.

5) Como funciona a verificação dos requisitos da Lei de Reserva de Vagas (Lei de Cotas)?

Caso escolha uma das opções de renda inferior a 1,5 salário mínimo e meio per capita, a renda familiar será comprovada por documentação, com regras estabelecidas pela instituição e documentos mínimos exigidos pela Lei de Reserva de Vagas, que serão analisados em entrevista realizada pela Comissão de Análise da Realidade Socioeconômica.

A comprovação da cor (preto e pardo) será por autodeclaração e será analisada em uma entrevista realizada pela Comissão de Heteroidentificação da UFG.

A comprovação da etnia indígena será por autodeclaração e documentos informados no Termo de Adesão e no Edital de Matrícula SiSU/UFG 2022 também por meio de entrevista realizada pela Comissão de Heteroidentificação da UFG.

A Comissão de Verificação da Condição de Deficiência verificará em uma entrevista se a documentação apresentada é coerente com as características da deficiência.

Em todas as opções de participação pela Lei de Reserva de Vagas é necessário que o candidato tenha cursado todo o ensino médio (1º, 2°, 3º e 4º ano, no caso dos institutos federais) em escola pública. A verificação da documentação de escola pública será realizada pela Comissão de Escolaridade.

6) Quando vai ser divulgado o resultado da 1ª chamada (chamada regular publicada no site www.sisu.mec.gov.br)?

Em 22 de fevereiro de 2022

7) O que fazer se for aprovado na 1ª chamada?

A primeira fase da Matrícula na UFG é on-line. Há a confirmação de vaga on-line, de 23/2/22 até às 17h de 8/3/22 no endereço eletrônico www.sisu.ufg.br, que é obrigatória.

8) Não foi aprovado em 1ª chamada em nenhuma de suas opções? E agora?

Não esqueça que é necessário fazer a inscrição na Lista de Espera SiSU no site www.sisu.mec.gov.br, no período de 22/2/22 a 8/3/22. Neste caso, o candidato deverá escolher uma das opções de curso que foi selecionada no momento da inscrição.

Fonte: Site da UFG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.