NoticiasSisu

Veja quando o MEC vai abrir as inscrições para o SISU 2022

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) começam no dia 15 de fevereiro de 2022 e podem ser feitas até às 23h59 do dia 18 de fevereiro de 2022.

O Sisu é um programa do Governo Federal que tem como objetivo a seleção de estudantes para entrar nas universidades federais e estaduais, que são instituições que ofertam ensino superior.

O processo de seleção do Sisu acontece 2 (duas) vezes por ano. Uma seleção no primeiro semestre do ano, e uma segunda chance no segundo semestre. Logo, o período anunciado corresponde à primeira edição do Sisu 2022.

Publicidade

Para se candidatar às vagas que são oferecidas por meio do Sisu é preciso entrar no site oficial do sistema e informar o número de inscrição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Já dentro do sistema do Sisu, o estudante candidato deve escolher, por ordem da sua preferência, até 2 (duas) opções no conjunto das vagas que são ofertadas pelas instituições universitárias de ensino que participam do programa.

Publicidade

Nota de Corte do Sisu 2022

Durante o período de inscrições abertas, de 15 a 18 de fevereiro, o Sisu faz o cálculo, uma vez a cada dia, da nota de corte para cada curso.

A nota de corte nada mais é do que a nota mínima que é exigida para o ingresso em determinado curso superior.

A nota de corte dos cursos do Sisu é definida de acordo com o número de vagas que estão sendo disponibilizadas e, principalmente, a partir das notas dos estudantes que já fizeram a inscrição para o mesmo curso para o qual o candidato demonstrou o seu interesse.

Outra dica importante é saber que, durante os 4 (quatro) dias de inscrição do Sisu, o estudante pode mudar de opção de curso quantas vezes quiser.

Essa mudança na escolha do curso geralmente acontece quando a nota que o estudante tirou no Enem está abaixo da nota de corte do curso de interesse. E isso faz com que o candidato, percebendo que não vai ser classificado para o curso desejado, mude de curso ou opte pelo mesmo curso, mas em uma outra universidade.

Porém, é importante esclarecer que o Sisu somente vai considerar a última inscrição concluída. Ou seja, o último curso pelo qual o estudante selecionou no sistema.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Inscrições Sisu 2022

  • 15 a 18 de fevereiro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *