Vestibular

Como é a prova da Unesp?

No próximo feriado nacional de 15 de novembro, os candidatos de todo o Brasil se prepararão para enfrentar a primeira fase do Vestibular Unesp 2024, um dos mais concorridos e importantes processos seletivos do país.

A prova objetiva terá início às 14h (horário de Brasília) e se estenderá até as 19h, totalizando uma jornada de 5 horas de avaliação.

É importante ressaltar que os candidatos só poderão deixar o local de exame após três horas de prova, ou seja, a partir das 17h.

Publicidade

Primeira fase Unesp

A primeira fase do Vestibular Unesp é composta por 90 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. As questões são distribuídas igualmente entre três áreas principais:

– Área de Linguagens e Códigos: abrange disciplinas como Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte.

Publicidade

– Ciências Humanas: engloba conhecimentos em História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

– Ciências da Natureza e Matemática: compreende matérias como Biologia, Química, Física e Matemática.

Além disso, é importante destacar que a prova pode apresentar questões interdisciplinares, que cobram conteúdos de mais de uma disciplina em uma mesma pergunta.

Dentro de cada disciplina, alguns tópicos têm maior incidência nas questões da primeira fase do vestibular Unesp. Com base em uma análise dos exames dos últimos 10 anos, destacamos os seguintes conteúdos:

– Biologia: Ecologia, Fisiologia humana, Botânica, Genética e Bioenergética.

– Química: Estequiometria, Átomos, Equilíbrio químico e Soluções.

– Física: Eletrodinâmica, Cinemática, Termologia e Óptica.

– Matemática: Matemática básica, Geometria plana, Funções e Geometria espacial.

– História: Idade Moderna, Idade Contemporânea, Brasil Monárquico e Idade Média.

– Geografia: Geopolítica, Mundo, Questões ambientais, Espaço urbano e Clima.

– Sociologia: Sociologia contemporânea, Movimentos sociais e Sociologia política.

– Filosofia: Conhecimentos gerais, Filosofia Moderna, Psicanálise e teoria crítica.

– Inglês: Gramática e interpretação, Vocabulário e Morfologia.

– Português: Gramática e interpretação, Introdução à língua, Gêneros textuais e Análise sintática.

– Literatura: Introdução à Literatura, Escolas literárias e Modernismo.

Classificação dos candidatos

A classificação da primeira fase do vestibular é feita em uma escala de 0 a 100 pontos. Os candidatos convocados para a segunda fase serão aqueles que obtiveram a maior pontuação em cada sistema de inscrição, que incluem o Sistema Universal (SU) e o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEPB e SRVEPB+PPI). Para cada curso, até sete candidatos por vaga são convocados.

Segunda Fase do Vestibular Unesp

A segunda fase do vestibular Unesp em 2024 será realizada em dois dias, nos dias 10 e 11 de dezembro, retomando o formato que estava em vigor até o vestibular de 2020, antes da pandemia de Covid-19.

Nesses dois dias intensos de avaliação, os candidatos enfrentarão 36 questões discursivas e terão que elaborar uma redação em gênero dissertativo.

– No primeiro dia (10/12), serão aplicadas 24 questões, sendo 12 de Ciências Humanas (envolvendo elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (com elementos de Biologia, Química, Física e Matemática).

– No segundo dia (11/12), os candidatos responderão a 12 questões de Linguagens e Códigos (com elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte) e terão o desafio de escrever uma redação.

Provas de Habilidades Específicas

Além das duas fases regulares do vestibular, os candidatos que se inscreveram para cursos específicos, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design em Bauru, e Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Música Bacharelado e Música Licenciatura em São Paulo, terão que enfrentar uma etapa adicional: a prova de habilidades.

A Prova de Redação da Unesp

A prova de redação da Unesp merece uma atenção especial, já que representa 28 pontos que podem fazer diferença na nota da segunda fase.

A banca exige o gênero dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto por meio de argumentos, sem a necessidade de apresentar uma proposta de intervenção no parágrafo de conclusão do texto, como é exigido no Enem.

A avaliação da redação da Unesp considera três critérios:

– Tema: É fundamental que o candidato desenvolva o texto de acordo com o tema proposto. A fuga completa à proposta pode resultar em nota zero para a redação.

– Estrutura: A avaliação abrange aspectos relacionados ao tipo de texto (dissertativo-argumentativo), à coerência das ideias ao longo da redação, à sustentação da tese e à organização da argumentação, incluindo a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão, bem como o repertório utilizado.

– Expressão: Nesse aspecto, são considerados a coesão textual (uso de conjunções, substituições, etc.) e o domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa, abrangendo ortografia, acentuação, pontuação, concordância, entre outros.

A redação só é zerada em casos específicos, como fuga ao tema e gênero proposto, apresentação de folha em branco, texto escrito em outra língua, nomes ou sinais que permitam a identificação do candidato, texto com sete linhas ou menos e menos de oito linhas autorais.

Temas Anteriores da Prova de Redação da Unesp

A Unesp costuma abordar temas da atualidade e problemáticas sociais em sua prova de redação. Abaixo, estão os temas das últimas edições do vestibular:

  • Vestibular 2023: A ‘lógica do condomínio’: o espaço público está em declínio?
  • Vestibular 2022: Tristeza em tempos de felicidade compulsória.
  • Vestibular 2021: Tempo é dinheiro?
  • Vestibular 2020: O carro será o novo cigarro?
  • Vestibular 2019: Compro, logo existo?
  • Vestibular 2018: O voto deveria ser facultativo no Brasil?
  • Vestibular 2017: A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?
  • Vestibular 2016: Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?

Cálculo da Nota da Unesp

Diferentemente do Enem, que utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota do candidato, a Unesp adota um sistema mais simples. Todas as questões da prova têm o mesmo valor, e os cálculos são diretos.

Nota da Primeira Fase: Para calcular a nota obtida na primeira fase do vestibular, a fórmula é:

(número de questões certas da prova x 100) / 90.

A nota máxima possível é 100 pontos, e candidatos que obtiverem nota inferior a 20 nessa fase são automaticamente desclassificados. Para aqueles que fizeram o Enem, a nota da parte objetiva do exame também pode ser usada no vestibular da Unesp, seguindo a fórmula:

NF = [(4 x CG) + (1 x ENEM)] ÷ 5, se ENEM > CG, ou NF = CG, se ENEM ≤ CG.

Nota da Segunda Fase: A nota da segunda fase é a soma da pontuação obtida na prova de conhecimentos específicos e na prova de redação, com a nota máxima sendo 100 pontos. A prova de conhecimentos específicos pode valer até 72 pontos, calculada pela fórmula:

(número de questões certas da prova x 1,2).

A prova de redação vale de 0 a 28 pontos.

Nota Final: A nota final do vestibular Unesp é a média aritmética simples das notas da primeira e da segunda fase, divididas por 2:

(nota da primeira fase + nota da segunda fase) / 2.

Para os cursos que possuem prova de habilidades específicas, a nota também se baseia na escala de 0 a 100 pontos, calculada pela média aritmética simples das três notas:

(nota da primeira fase + nota da segunda fase + nota de habilidades) / 3.

O vestibular da Unesp é um desafio intenso para os candidatos, com diversas etapas e critérios rigorosos de avaliação.

Os temas abordados na prova de redação refletem questões relevantes da sociedade, e a preparação cuidadosa é essencial para obter bons resultados e conquistar uma vaga em um dos cursos oferecidos por essa prestigiosa universidade. Boa sorte a todos os candidatos!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *