Vestibular

Fuvest 2025: USP anuncia mudança no vestibular para o curso de Medicina

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou uma importante atualização para os candidatos ao vestibular Fuvest 2025, especificamente para aqueles que aspiram ingressar no curso de Medicina.

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP anunciou que, a partir da Fuvest 2025, haverá uma unificação das carreiras de Medicina dos campi de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto.

Esta mudança significa que as provas de Conhecimentos Específicos da 2ª fase do vestibular para Medicina contarão com um conjunto padrão de disciplinas: Biologia, Física, Geografia e Química, alterando o formato anterior que variava conforme o campus escolhido pelo candidato.

Publicidade

Antes desta mudança, cada campus exigia uma combinação diferente de disciplinas na 2ª fase do vestibular, refletindo uma estratégia específica de seleção para cada localidade. A partir de 2025, no entanto, essa diferenciação não existirá mais, padronizando o processo seletivo para o curso de Medicina na USP, independentemente do campus de preferência do candidato.

CAMPUS (MEDICINA) PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (2ª FASE)
Fuvest 2024 Fuvest 2025
Faculdade de Odontologia de Bauru Biologia, Geografia e Química Biologia, Física, Geografia e Química
Faculdade de Medicina Biologia, Física e Química Biologia, Física, Geografia e Química
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Biologia, Física, Geografia e Química Biologia, Física, Geografia e Química

Fases do Vestibular da Fuvest

A primeira fase do vestibular Fuvest é conhecida por ser eliminatória, composta por 90 questões objetivas que abrangem uma ampla gama de disciplinas do Ensino Médio, incluindo Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química, além de questões interdisciplinares. Esta fase desafia os estudantes a demonstrarem um conhecimento abrangente em diversas áreas, preparando-os para os desafios da segunda fase.

Publicidade

A segunda fase da Fuvest, por sua vez, é classificatória e é dividida em dois dias de provas. No primeiro dia, os candidatos enfrentam questões dissertativas de Língua Portuguesa e uma redação dissertativa-argumentativa. No segundo dia, são apresentadas questões dissertativas de duas a quatro matérias, variando de acordo com a carreira escolhida, além da possibilidade de provas de habilidades específicas para cursos como Artes Cênicas, Música e Artes Visuais.

Para os futuros candidatos ao vestibular Fuvest 2025, é essencial começar a preparação com antecedência. Plataformas educacionais como o portal VestibulandoWeb oferecem recursos valiosos para os estudantes, como questões resolvidas, materiais teóricos, simulados, entre outros benefícios.

Importância da Mudança no Vestibular para Medicina

A unificação das provas de Conhecimentos Específicos para o curso de Medicina representa um passo significativo no processo seletivo da USP. Essa alteração visa não apenas simplificar o processo de seleção mas também garantir uma igualdade de condições para todos os candidatos, independentemente do campus de sua preferência. Com esta mudança, a USP reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a igualdade de oportunidades para todos os estudantes.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *