EnccejaNoticias

Inscrições do Encceja PPL 2023 serão de 24 de julho a 4 de agosto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), anunciou as datas para a edição de 2023 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL).

As inscrições para o exame ocorrerão de 24 de julho a 4 de agosto, e as provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro.

O Encceja PPL é uma versão do exame Encceja, destinada a pessoas que estão privadas de liberdade ou que estão sob medidas socioeducativas que incluem privação de liberdade. O exame permite que essas pessoas obtenham certificados de conclusão de ensino fundamental ou médio.

Publicidade

As inscrições para o Encceja PPL 2023 devem ser realizadas pelos responsáveis pedagógicos. Durante o processo de inscrição, esses profissionais deverão indicar quais provas o participante realizará e, se necessário, solicitar atendimento especializado.

O exame é composto por quatro provas objetivas, por nível de ensino, nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, redação; ciências humanas e suas tecnologias.

Publicidade

A realização do Encceja acontece desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas do Encceja PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular.

A diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada Unidade da Federação.

A emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam o termo de adesão.

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o Encceja PPL devem indicar as unidades para a aplicação e o responsável pedagógico entre os dias 17 de julho e 4 de agosto. As indicações devem ser formalizadas por ofício, firmando a adesão da instituição ao Exame junto ao Inep.

O Encceja PPL representa uma importante oportunidade para que pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade possam continuar seus estudos e obter a certificação necessária para avançar em sua jornada educacional.

A preparação para o exame pode ser auxiliada por simulados nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Para aumentar as possibilidades de ser aprovado, os participantes podem treinar com os simulados do Encceja nas mesmas áreas​.

Este exame oferece uma oportunidade valiosa para essas pessoas seguirem adiante em sua jornada educacional, mesmo em circunstâncias desafiadoras. O Encceja PPL reflete o compromisso contínuo do Inep e do MEC com a educação inclusiva e o direito de todos à educação.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *