NoticiasVestibular

IF Sudeste MG ofertará curso de Direito no campus Rio Pomba

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba, ofertará a partir de agosto de 2019 o curso de graduação em Direito. Ele será o único público e gratuito da região. “Apenas em Juiz de Fora e Viçosa temos cursos de graça. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da nossa área é muito baixo. As pessoas têm interesse em fazer uma formação como esta, mas não têm condições de pagar. Nosso objetivo é dar oportunidade a elas”, explica a coordenadora Paula Fidélis, esperando atingir a população do entorno, como Ubá, Cataguases e Barbacena.

A abertura do curso passou por várias etapas nos últimos anos. A primeira delas foi a realização de uma pesquisa junto a moradores de Rio Pomba e cidades circunvizinhas. Foram aplicados 745 questionários a estudantes. Além de perguntas sobre condições socioeconômicas, eles tiveram que optar entre 12 alternativas de cursos que gostariam de fazer. Desses, 48% escolheram Direito. “Este é um curso muito procurado. As pessoas vislumbram a possibilidade de mudança de vida com esta formação.”

Os idealizadores do projeto receberam ainda o apoio de entidades jurídicas da região, como OAB e Tribunal de Justiça. “Várias cidades da nossa região estão sem defensor público. Um núcleo de práticas será importante para auxiliar os moradores carentes que estão desamparados neste momento”, ressalta Paula.

Publicidade

A partir daí, foi a hora de “correr atrás” da estruturação física e documental para ter aprovação do Ministério da Educação (MEC). A decisão que autorizou a abertura do curso publicada em setembro de 2018. “Todos se empenharam muito. Tanto professores quanto técnicos. A biblioteca, por exemplo, foi toda atualizada, com muitos exemplares e livros de qualidade.”

Abertura da primeira turma de Direito

Após o aval do MEC, foi o momento de organizar a seleção para a primeira turma, que inicia suas aulas em agosto. Os candidatos terão três formas de ingressar no curso: Processo Seletivo, Enem e Sisu. A primeira consiste na prova do vestibular. Na segunda, o interessado vai se inscrever no sistema para utilizar a nota do Enem. Ambas estão com as inscrições abertas no site www.ifsudestemg.edu.br. A terceira opção será por meio do cadastro nacional do MEC (edital próprio a ser publicado).

Publicidade

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *