NoticiasVestibular

UFPA está com inscrições abertas para o Vestibular 2023

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está com inscrições abertas para seu Processo Seletivo 2023. O prazo teve início no dia 06 de outubro e vai até o dia 18 de novembro. O valor da taxa de inscrição é de R$100 (cem reais).

Interessados devem se inscrever por meio da página do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA.

Estudantes egressos da rede pública de ensino têm direito à isenção no pagamento da taxa, concedido de forma automática. Aqueles que estudaram na rede privada com bolsa integral devem anexar documento comprobatório para receber o benefício. A lista de contemplados com a gratuidade será divulgada no dia 29 de novembro.

Publicidade

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 16 de dezembro.

Para participar do Processo Seletivo 2023 é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, cujas provas regulares serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Publicidade

De acordo com o edital (disponível abaixo), as inscrições candidatas à homologação serão divulgadas no dia 22 de dezembro e a publicação com as inscrições homologadas oficialmente ocorrerá até dois dias úteis após recebimento das notas do Enem.

Aqueles candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em estados da Região Norte do país (Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins) poderão solicitar, no ato da inscrição um bônus de 10% que será acrescido na nota do Enem. Também têm direito ao acréscimo aqueles alunos que obtiveram certificação pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

Os resultados estão previstos para serem divulgados na segunda quinzena de janeiro de 2023. No caso de vagas remanescentes após a primeira chamada, a UFPA prevê chamadas subsequentes.

A UFPA está oferecendo, para esse Processo Seletivo, um total de 7.380 vagas, sendo 192 delas destinadas a pessoas com deficiência (acréscimo de uma para cada curso, além das cotas). Metade das vagas está reservada para o sistema de cotas, para estudantes de escolas públicas, membros de famílias de baixa renda, com percentuais destinados especificamente a pessoas pretas, pardas e indígenas, bem como pessoas deficiência.

A universidade tem 12 campi localizados nas cidades de Acará, Abaetetuba, Altamira, Baião, Barcarena, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Curuçá, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio, Mocajuba, Oeiras do Pará, Salinópolis, Soure, Tomé-Açu e Tucuruí. Ao todo, são 192 cursos de graduação ofertados na modalidade presencial.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *